São Bernardo do Campo, SP – Na cerimônia em que comemorou seus 70 anos de Brasil a Volkswagen anunciou que iniciará, no segundo semestre, as vendas de seu primeiro carro 100% elétrico no mercado brasileiro. Produzido na Alemanha sobre a plataforma MEB, o SUV ID.4 marca a entrada de vez da companhia na eletrificação, após uma frustrada tentativa de vender o Golf GTE, versão híbrida do hatch que não teve muito sucesso por aqui.
O SUV integra o planejamento de quinze lançamentos de veículos, a combustão, elétricos e híbridos, até 2025. É o primeiro eletrificado: “Estamos dando a largada à estratégia de eletrificação”, afirmou o CEO da operação brasileira, Ciro Possobom. “E nos conectando ao plano global da Volkswagen. O ID.4 já soma mais de 165 mil unidades vendidas em todo o mundo”.
A escolha do SUV, em vez do hatch ID.3, de preço menor, foi feita após pesquisas e clínicas com fornecedores, concessionários, jornalistas e clientes. O mercado, hoje, está com tíquete médio elevado, especialmente para os 100% elétricos, com direcionamento grande aos SUVs. O ID.4 deverá concorrer com o Peugeot 2008 elétrico.
Mas preço e outros pormenores serão divulgados apenas no lançamento, previsto apenas para a segunda metade do ano. Possobom disse que há um lote importado e outros deverão chegar, mas não revelou volume.
Dos quinze lançamentos prometidos pela Volkswagen até 2025 oito já foram revelados: Jetta GLI, novo Polo, novo Polo GTS, Gol Last Edition, novo Virtus, Polo Track e sua versão especial First Edition e o ID.4. Das sete novidades, segundo Possobom, ao menos uma deverá ser híbrida, mas ainda não estão contemplados os híbridos flex.