São Bernardo do Campo, SP – Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Eletra inaugurou na sexta-feira, 2, seu novo prédio industrial, próximo à Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP. Aquele prédio, no passado, foi a sede da Conexel. A unidade recebeu parte dos R$ 150 milhões do plano de investimentos da Eletra, que tem como meta tornar-se a maior fabricante brasileira de veículos de transporte elétricos.
Na fábrica a Eletra recebe os chassis, fabricados por Mercedes-Benz e Scania, e instala o sistema elétrico fornecido pela WEG, formado por motor elétrico, inversor e baterias. De lá o chassi vai para a fábrica da Caio Induscar em Botucatu, SP, onde é encarroçado para, finalmente, ser entregue ao cliente. Todo o processo é feito no Brasil, por empresas aqui instaladas.
“Temos que apostar em empresas brasileiras”, discursou o presidente Lula. “A concorrência vai chegar, mas temos que valorizar produtos que geram emprego e renda para o Brasil, precisamos garantir a sobrevivência da indústria brasileira.”.
Segundo Milena Romano, presidente da Eletra, a empresa é um exemplo para o que Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, chamam de neoindustrialização: “A Eletra tem engenharia nacional e fornece produtos para um transporte limpo e sustentável, com foco na descarbonização, e com toda a cadeia formada por empresas brasileiras”.
A linha da Eletra é composta por seis modelos, todos urbanos. Variam de 10 m a 21 m articulado e há, também, opção para operações em vias segregadas em BRT, com um sistema que recarrega a bateria durante o trajeto. A fábrica, de três pavimentos, tem capacidade para produzir 1,8 mil ônibus/ano, com potencial para, com a adição de um turno, subir em 50% o volume. Também lá são feitos os retrofit de caminhões, em que o motor diesel é substituído por um sistema de propulsão elétrica.
“A cadeia de ônibus elétrico tem potencial para gerar 10 mil empregos nos próximos três anos, podendo crescer para 30 mil empregos.”
Ônibus produzidos pela Eletra já estão circulando em cidades da região do Grande ABC e capitais como São Paulo, Salvador, BA, Vitória, ES, e Curitiba, PR.