São Paulo – Mesmo com dificuldades em mercados importantes, como Chile e Colômbia, que apresentaram queda com relação a 2022, as vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 2,5% na América do Sul no ano passado, somando 3,5 milhões de unidades. A expectativa para 2024, puxada pela recuperação destes dois mercados e perspectiva de manutenção de crescimento em Brasil e Argentina, é de chegar a 3,8 milhões de veículos, um crescimento de 7,7%.
Os dados da Bright Consulting, divulgados exclusivamente para a Agência AutoData, incluem os mercados de todo o continente, exceto Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Segundo o consultor Cássio Pagliarini, os quatro principais mercados têm tendência de crescimento: “Os volumes serão puxados por Brasil, Chile e Colômbia. Mas é preciso ressaltar que os dois últimos ainda não voltarão ao patamar de 2022, após registrarem quedas relevantes em 2023”.
Para o mercado brasileiro a expectativa da Bright é que sejam vendidos 2 milhões 379 mil automóveis e comerciais leves, representando 59% do total na região, com expansão de 9,2% na comparação com 2023, ano em que o mercado brasileiro avançou 11,3% . Na Argentina, que se manterá como segundo maior mercado da região em 2024, posto que recuperou do Chile em 2023, a projeção é de 361,2 mil vendas, 12% do total da América do Sul e 15% menor do que no ano passado. Em 2023 a Argentina somou 424,4 mil unidades emplacadas, expansão de 18,1% sobre 2022.
O Chile terá participação de 11% nas vendas totais do continente, com 340 mil unidades comercializadas em 2024, incremento de 27,8% sobre 2023, mas 20,2% menor do que em 2022. No ano passado o mercado chileno recuou 26,4% na comparação com 2022.
A expectativa para o mercado da Colômbia é de 243,8 mil vendas, alta de 34,7% na comparação com 2023 mas ainda 5,4% menor do em 2022, representando 7% do total vendido na América do Sul. O volume de vendas em 2023 foi de 181 mil unidades, retração de 29,8% com relação ao ano anterior.
O Peru chegará a 167,5 mil vendas, avanço de 8,9% sobre 2023, com 4% de participação na região. Em 2023 o mercado local somou 153,8 mil veículos leves vendidos, recuando 3,7% na comparação com 2022. O Equador ficará com uma fatia de 3%, somando 130,9 mil unidades, expansão de 20,8% na comparação com o ano passado, quando vendeu 108,4 mil automóveis e comerciais leves, caindo 12% com relação a 2022.
Mercados menores como Bolívia e Paraguai também têm expectativas positivas para o ano, somando 43,1 mil e 33,3 mil vendas, respectivamente. Os volumes representam alta de 7,3% e de 14,3%. Em 2022 a Bolívia somou 40,2 mil vendas, incremento de 3,6% sobre 2022, enquanto o Paraguai registrou 29,1 mil veículos comercializados, volume estável ante 2022.
O único mercado com projeção negativa é o do Uruguai, que deverá sair de 53,7 mil vendas em 2023 para 52,4 mil em 2024, recuando 2,5%. O volume de vendas de 2023 foi 8,3% maior na comparação com 2022.
Nota do Editor – Após a publicação da reportagem a Bright Consulting enviou uma nova tabela com números novos. O número total de vendas no continente, por exemplo, foi revisado para cima, de 6,9% para 7,7%. A projeção de vendas para o mercado brasileiro também foi elevada. Para o mercado da Argentina houve uma revisão para baixo, projetando queda de 15% no ano, assim como no do Chile, embora neste mercado a expectativa ainda seja de crescimento.