Doze projetos foram reconhecidos na primeira edição do Prêmio Santander pela Mobilidade e Inovação Sustentável
São Paulo – Como banco que mais financia veículos zero-quilômetro e usados no Brasil, com 22% dos financiamentos concedidos, o Santander premiou doze projetos socioambientais de revendas de veículos novos e usados, selecionados em meio a 170 inscrições recebidas de empresas que têm relação com a financeira.
Na primeira edição do Prêmio Santander pela Mobilidade e Inovação Sustentável os reconhecimentos foram divididos em duas categorias, Transformação Social e Iniciativas Sustentáveis e Meio Ambiente, e em cada uma foram premiadas três concessionárias e três lojas independentes de usados, totalizando doze troféus entregues aos vencedores na noite da terça-feira, 6, no 033 Rooftop do Teatro Santander, em São Paulo.
No total a financeira distribuiu R$ 200 mil em premiações para doze iniciativas, sendo R$ 30 mil para os quatro primeiros colocados, divididos em concessionária e loja independente nas categorias social e ambiental. Os segundos colocados receberam R$ 15 mil e os terceiros R$ 5 mil.
Cezar Janikian, diretor da Financeira Santander, contou que quando assumiu seu posto, em janeiro de 2023, foi convidado a participar do conselho de sustentabilidade do banco e a idealizar uma premiação para reconhecer de forma mais ampla possível as iniciativas das lojas de veículos parceiras: “O caminho mais fácil seria premiar quem vende produtos mais sustentáveis, como carros elétricos ou híbridos, mas aí deixaríamos de fora a grande maioria dos lojistas que comercializam modelos a combustão nos 30 mil pontos de venda ativos que atendemos na financeira. Então ampliamos o foco para projetos ambientais e sociais que são promovidos por estas empresas”.
O prêmio foi lançado no Congresso Fenabrave de 2023, há um ano, e para estimular a participação do maior número possível de empresas Janikian deu a cerca de 1 mil representantes da financeira a missão de convidar todos os parceiros a participar: “Neste período de apenas um ano recebemos 170 cases. Não esperávamos tanto e nem tanta qualidade dos projetos. Foi difícil escolher os melhores”.
Janikian afirmou que o principal objetivo do prêmio, que de agora em diante deverá ocorrer a cada dois anos, não é só promover a relação com os parceiros lojistas de veículos, “que já é boa”, mas ampliar as ações e princípios do ESG, governança socioambiental, para todo esta comunidade.
“A força dos projetos, até mesmo dos que não foram vencedores, demonstra o protagonismo crescente do ESG dentro das organizações o que, para nós, é fundamental na relação com nossos parceiros comerciais”, afirmou o executivo. “O primeiro Prêmio Santander pela Mobilidade e Inovação Sustentável mostra o quanto priorizamos ter como parceiros empresas com os mesmos valores e compromissos que os nossos.”
Os premiados
CATEGORIA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL – CONCESSIONÁRIAS
1º colocado – Uvel Comercial de Veículos
Projeto da rede de concessionárias Uvel, de Jaraguá do Sul, SC, promove a liberdade emocional, profissional e financeira de mulheres para que elas possam assumir lugares de responsabilidade na sociedade, construindo uma comunidade com mais igualdade de gênero, posicionamento feminino e fomento à economia regional.
2º colocado – Atri Comercial
A Fundação Atri é um programa de assistência para crianças, adolescentes e famílias em situação de risco, visando a promover mudanças significativas por meio de ações e projetos alinhados com a rede socioassistencial.
3º colocado – Autonunes
Promoção social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade por meio da arte-educação, oferecendo a formação e profissionalização em música, dança, técnicas de artesanato e fomentando o empreendedorismo social, com apoio às famílias dos alunos.
CATEGORIA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL – LOJAS INDEPENDENTES
1º colocado – Roni Motors Automóveis Multimarcas
Projeto iniciado em 2019 o Grêmio Ronimotors tem como pilares esporte, assistência social e apoio à cultura. Dentre todos os projetos o principal é o Jovens da Baixada, escolinha de futebol que atende a 150 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
2º colocado – Graziel Veículos
O Projeto Odonto Esperança tem como público alvo crianças de 3 a 11 anos que recebem atendimento odontológico por meio de uma minivan adaptada com equipamentos para atender simultaneamente dois pacientes. A iniciativa contou com investimento inicial de R$ 200 mil e tem nove voluntários.
3º colocado – Marios Garage
Desde 2019 o Projeto Encantar é uma ONG que ajuda pessoas e animais em situações vulneráveis. Com 23 empresas apoiadoras em 2022 foram atendida 1 mil 105 pessoas com entregas de cestas básicas, campanha na páscoa, dia das crianças e natal.
CATEGORIA INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS E MEIO AMBIENTE – CONCESSIONÁRIAS
1º colocado – McLarty Maia
O Projeto Repense recicla uniformes dos colaboradores para a produção de cobertores destinados à doação. Em 2023 foram destinados 144 kg na forma de 453 peças de uniformes.
2º colocado – Platinum Automóveis Importados
Com início em 2020 o projeto Osten Consciente tem um calendário de ações mapeadas para os próximos cinco anos, que envolvem a instalação de usina de energia fotovoltaica própria – que evitou a emissão de 270,16 toneladas de CO2 em quase dois anos –, captação de água pluvial para reuso, logística reversa de resíduos e estações de carregamento de veículos elétricos.
3º colocado – Empresas Revemar
O Projeto Direção Sustentável no Descarte Consciente faz parte dos pilares de atuação do grupo: meio ambiente, social, governança e segurança. O objetivo é destinar de forma adequada todos os resíduos gerados nas lojas da empresa.
CATEGORIA INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS E MEIO AMBIENTE – LOJAS INDEPENDENTES
1º colocado – Auto Nível Veículos
Redução anual de 20 kg em emissões de CO2 com ações como a instalação de posto de carregamento para veículos elétricos. Com olhar socioambiental foram investidos R$ 200 mil em parceria com empresas locais, na revitalização de três quarteirões da Avenida Furtado, em Conselheiro Lafaiete, MG.
2º colocado – MV Administração de Shopping Center
O AutoShopping Global é o primeiro shopping de veículos do Brasil a adotar sistema de reaproveitamento de água da chuva. A caldeira a gás foi trocada por sistema de aquecimento solar para obter redução de 2,5 mil toneladas por ano de emissões de CO2, equivalente a dezoito árvores, e foi instalado um posto de carregamento de veículos elétricos.
3º colocado – Attra Veículos Multimarcas
Desde 2017 a loja adota ações de economia circular e de baixo carbono, utilizando energia solar como fonte de eletricidade para suas duas unidades, além de incentivar a venda de carros elétricos e híbridos com a oferta de um posto de carregamento.