São Paulo – O comportamento dos juros e da inadimplência no Brasil preocupa a indústria automotiva, muito dependente de financiamentos para o mercado interno. Desde o segundo semestre do ano passado os índices estão em elevação, segundo Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen, e Arnaud Mourebrun, diretor de vendas e rede da Renault. Eles participaram do Fórum AutoData Perspectivas Automóveis 2025, na terça-feira, 13.
Para Corassa o momento é de cautela: “Precisamos acompanhar o cenário de perto para entender este avanço. Por isto que é tão importante ter o banco da Volkswagen Financial Services próximo das nossas operações: hoje a taxa de juros é uma das mais altas já registrada no País”.
Segundo ele as vendas financiadas representam 55% da demanda e, atualmente, para atrair clientes e conseguir oferecer taxas de juros melhores do que as praticadas pelo mercado, a Volkswagen está subsidiando parte do custo de financiamento por meio do seu braço financeiro. Mas gera custos para a companhia e afeta os resultados financeiros.
Mourebrun disse que a maior preocupação, hoje, é a taxa de juros elevada, chegando a quase 30% na ponta final para os clientes. Para driblar este cenário e conseguir atender a seus clientes a Renault também trabalha com seu banco próprio:
“Trabalhamos junto com a Mobilize Financial Services para oferecer as melhores condições e taxas para os clientes, com opções mais competitivas do que a maioria do mercado, incluindo grandes bancos que atuam no segmento automotivo. Fazemos o possível para entregar as melhores opções”.
Mesmo com o cenário nebuloso para os próximos meses por causa dos juros e da inadimplência Volkswagen e Renault apostam em crescimento de 4% a 5% para o mercado de automóveis e comerciais leves, chegando a 2 milhões 580 mil unidades até o fim do ano, em linha com a projeção da Fenabrave.
Diante desse contexto a Volkswagen projeta crescimento acima do mercado para a sua operação no País em 2025, e a Renault pretende acompanhar o ritmo de expansão do mercado.