AutoData - Scania quer conectar seis mil veículos até o final de 2017
news
29/05/2017

Scania quer conectar seis mil veículos até o final de 2017

Por Bruno de Oliveira

- 29/05/2017

Dos 4 mil 626 caminhões e ônibus que a Scania licenciou desde maio do ano passado, duas mil unidades estão hoje conectadas ao serviço de telemetria da empresa. Está em curso estratégia que envolve a rede de concessionários e o departamento de serviços conectados que tem como meta oferecer esse serviço até o final do ano seis mil veículos.

O resultado no Brasil pode parecer tímido comparado ao volume de veículos Scania conectados na Europa, que até abril chegou a 250 mil unidades. No entanto, a fabricante classifica como relevante levando em consideração que o serviço de telemetria passou a ser oferecido ao mercado brasileiro a partir de janeiro deste ano. Alex Barucco, responsável pela área de serviços conectados, disse que o aumento da adoção da telemetria no Brasil ocorreu mais rápido porque a Scania decidiu tornar o serviço um item de série a partir de maio do ano passado: “O caminhão saindo de fábrica com o módulo de comunicação instalado, como item de série, tornou mais fácil a aceitação do mercado sobre esta tecnologia que ainda é nova no Brasil. Desta forma, o investimento é apenas no serviço e não no equipamento, e isso atrai o cliente. O potencial que esta solução possui é de 50 mil veículos em circulação no Brasil”.

O módulo que equipa os caminhões e ônibus da Scania não é produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, embora o desenvolvimento tenha sido feito internamente. Por meio de um chip da Vivo, similar aos utilizados em smartphones, o módulo consegue enviar aos clientes dados relacionados ao desempenho do veículo. O cliente acessa as informações em uma plataforma online da Scania mediante assinatura de um pacote de serviço que possui duas versões. A Vivo entrou como parceira na oferta pelo fato da Scania possuir um contrato global com a Telefónica, empresa que controla a operadora de telecom. O preço médio é de R$ 160.

A maior parte dos veículos conectados pela empresa, segundo Barucco, é composta por caminhões. Apenas 60 unidades de ônibus rodoviários possuem o módulo de telemetria ativado. O executivo disse que a empresa intensificou seus esforços no Brasil e nas demais operações, no segmento de serviços, que envolve além da telemetria, gestão de frotas e tacógrafos. Ainda que o seu maior negócio seja o de veículos comerciais. No quadrimestre, a fabricante licenciou 1 mil 408 caminhões, alta de 11,4%.

Segundo dados do balanço global da empresa de 2016, o setor de serviços representou 20% do faturamento, ficando atrás apenas do negócio de caminhões, que tem uma fatia 60%. Em 2015, serviços também representou 20% da receita.