AutoData - Anchieta gera Novo Polo brasileiro
news
26/06/2017

Anchieta gera Novo Polo brasileiro

Por Redação AutoData

- 26/06/2017

A Volkswagen do Brasil confirmou a produção do Novo Polo na fábrica de São Bernardo do Campo, SP. A unidade passou por intensa e será uma das mais modernas do mundo, como parte do cronograma de investimentos da empresa no Brasil, até 2020, da ordem de R$ 7 bilhões. O carro deve ser lançado no segundo semestre. O motor será produzido na fábrica de São Carlos, SP.

Segundo a VW a fábrica Anchieta torna sua produção ainda mais tecnológica e dá mais um passo em direção à implementação de conceitos de Indústria 4.0, que cria fábricas inteligentes, conectadas e flexíveis. David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e da América do Sul, disse que esses investimentos só foram possíveis em razão de acordo trabalhista com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que deu mais previsibilidade e competitividade para essa unidade:

“Estamos construindo a Volkswagen do futuro. Fizemos no ano passado uma das maiores reestruturações desde a nossa instalação no Brasil. Dentre as ações, em todas as fábricas, foram firmados acordos trabalhistas com os sindicatos, com validade pelos próximos cinco anos, que permitiram redução de custos, readequação de efetivo e aumento de nossa flexibilidade. A Volkswagen é a primeira a firmar acordos de cinco anos em todas as suas unidades”.

Segundo ele esse acordo com o sindicato assegurou, também, a produção do Virtus ali: “Não tivemos nesse processo de negociação nenhum dia de greve. O acordo assegura a produção do Novo Polo e também de um novo sedã. Trabalhamos agora com o objetivo claro de sermos uma empresa muito mais rápida, enxuta e eficiente. Mais do que um carro o Novo Polo também marca o lançamento de uma nova Volkswagen no País”.

O Virtus, de acordo com Powels, chega ao mercado brasileiro no ano que vem: “E em seis a nove meses teremos mais novidades. Além do Polo e do Virtus lançaremos mais dois carros nessa mesma base. Nos próximos três ou quatro anos esse plano de lançamentos estará concluído”.

Plataforma moderna – O Novo Polo, assim como o Golf produzido em São José dos Pinhais, PR, será manufaturado dentro do mais moderno conceito do Grupo Volkswagen, a estratégia modular MQB, Matriz Modular Transversal, que é uma nova arquitetura para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais como o Passat e o Golf Variant. O Novo Polo estreia a nova plataforma MQB para veículos compactos da Volkswagen.

O conceito consiste na padronização do processo de manufatura nas fábricas do grupo, estabelecendo, por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como grande vantagem a redução do tempo de produção dos veículos. Essa base foi desenvolvida seguindo preceitos de baixo peso, utilizando aços de alta resistência que permitem aumentar a segurança e reduzir o peso total do veículo, o que colabora para a redução do consumo de combustível.