BMW promete seu carro a hidrogênio para 2028

São Paulo – A BMW planeja para 2028 o início da produção em série de carros movidos a hidrogênio. É quando a fábrica de Steyr, Áustria, deverá começar a produzir a terceira geração do sistema de propulsão que vem sendo desenvolvido com o apoio do centro de competência local com o de Munique, Alemanha, sede da companhia.

Os protótipos já estão sendo construídos, com suporte também do polo tecnológico de Landshut, Alemanha. O desenvolvimento tem apoio da Toyota e traz melhorias como redução do espaço ocupado pelo sistema em 25%, alto grau de integração com as futuras arquiteturas de veículos e componentes que o tornam mais eficiente, com mais autonomia, melhor desempenho e menor consumo de energia.

A primeira geração do sistema a hidrogênio foi fornecida pela Toyota em 2014 e instalada no BMW 535iA. Atualmente uma frota piloto utiliza a segunda geração, no BMW iX5 Hydrogen. A BMW desenvolveu todo o sistema e as células são fornecidas pela Toyota.

A reação eletroquímica do hidrogênio do tanque com o oxigênio do ar ocorre na célula de combustível, gerando a eletricidade que alimenta o motor elétrico. O sistema inclui as células, os componentes e sistemas necessários para seu funcionamento, como o sistema de resfriamento e subsistemas de hidrogênio e ar.

Ônibus elétricos da Marcopolo completam um ano de operação em Porto Alegre 

São Paulo – Em agosto de 2024 a Marcopolo entregou oito ônibus 100% elétricos Attivi Integral ao transporte coletivo urbano de Porto Alegre, RS. Ao longo de um ano os veículos a bateria transportaram cerca de 1,2 milhão de passageiros nas linhas E703, E378 e 110.

Os veículos fazem parte das frotas das empresas Nortran e VTC, Viação Teresópolis Cavalhada, com quatro unidades de cada concessionário. Com autonomia de até 250 quilômetros e tempo de recarga de até quatro horas os ônibus elétricos acomodam 81 passageiros, sendo 41 sentados.

O Attivi é o primeiro modelo de ônibus desenvolvido integralmente pela Marcopolo, chassi e carroceria. 

Audi trará a nova geração do Q5 do México

São Paulo – A nova geração do Audi Q5 desembarcará nas concessionárias brasileiras no último trimestre. Segundo a companhia a terceira geração do modelo, montada sobre a PPC, plataforma premium a combustão, será importada da fábrica de San José Chiapa, México, nas carrocerias SUV e sportback.

O novo Q5 tem design inédito e é movido pelo motor EA 888 evo5 2.0 TFSI, com 272 cv e 400 Nm de torque aliado ao sistema de tração quattro ultra.

Carro Sustentável tem preços e alcance insustentáveis

Passada a euforia inicial com o Programa Carro Sustentável, lançado em meados de julho com a eliminação do IPI sobre os modelos 1.0 mais baratos do mercado, a realidade mostra que os preços e os juros dos financiamentos continuam insustentáveis para sustentar crescimento maior das vendas.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, um dos patrocinadores do programa no governo, por três fins de semana seguidos visitou pessoalmente concessionárias de diversas marcas para comprovar o esperado sucesso do Carro Sustentável, com descontos concedidos pelos fabricantes que superavam bastante a redução do imposto.

Nas lojas visitadas as notícias ouvidas por Alckmin eram de que havia dobrado a demanda pelos seis modelos incluídos no programa, enquanto números da Anfavea apontavam para alta de 16,7% nas vendas de varejo em julho, na comparação com o mesmo mês de 2024, e a Fenabrave apurou, nos onze primeiros dias úteis de agosto contra idêntico período do ano passado, crescimento de 14% nos emplacamentos dos carros isentos do IPI. Foram avanços significativos em contraposição ao desempenho retraído do mercado de veículos leves.

Fechado o mês de agosto, no entanto, o desempenho do Carro Popular perdeu força. Os seis hatches mais vendidos do programa –Volkswagen Polo, Fiat Argo e Mobi, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Renault Kwid – somaram 48,3 mil emplacamentos, em alta de apenas 1,6% sobre agosto de 2024, mas ainda assim um índice positivo diante da queda de 6,8% das vendas gerais de veículos leves na mesma base comparativa, segundo levantamento da consultoria K.Lume.

Retirada de descontos

O desempenho variou bastante de modelo para modelo. Sempre comparando agosto deste ano com o de 2024 o carro mais vendido do País e do programa registrou queda de 9,6% nos emplacamentos, provavelmente porque a Volkswagen reduziu o desconto concedido para o Polo Track de 12%, anunciado logo no início do programa, para apenas 3,2% no valor cobrado antes da isenção do IPI, fazendo o preço subir de R$ 84,4 mil para R$ 92,6 mil em setembro, conforme consta no site da fabricante.

Os dois Fiat no programa, Argo e Mobi, registraram crescimento expressivo da vendas de, respectivamente, 30% e 47,7%, na comparação com agosto do ano passado.

No mês passado o Argo foi vendido com bom desconto de R$ 10 mil, mas no início de setembro o valor da versão Drive 1.0, vendida por R$ 92 mil, voltou a ser quase igual ao praticado antes do Carro Sustentável, apenas 1% mais baixo.

O Mobi teve pequena alteração de apenas 2,5% no preço, acomodando praticamente só o desconto equivalente à isenção do IPI, e ficou com valores inalterados desde então, com a versão mais barata, a Like, anunciada no site da Fiat por R$ 79 mil, ou R$ 2 mil a menos do que era cobrado antes do programa.

O mesmo ocorreu com o carro mais barato do mercado, o Renault Kwid, que teve aumento de 5,3% nas vendas de agosto em comparação com o mesmo mês do ano passado. Na segunda quinzena de julho o valor da versão Zen baixou apenas 2,4%, ou R$ 2 mil, e se manteve em R$ 78,7 mil no início de setembro.

Ou seja: o efeito do Programa Carro Popular no aumento das vendas dos dois carros mais baratos do mercado brasileiro foi muito mais psicológico, pois os descontos foram – e são – mínimos.

O Chevrolet Onix foi renovado recentemente e seus valores são os mais altos dentre todos os hatches habilitados no Carro Sustentável. Em 1º de setembro a versão mais barata 1.0 do modelo estava anunciada no site da fabricante, na concessionária Carrera, da Lapa, em São Paulo, por R$ 101,7 mil, com desconto promocional informado de R$ 3 mil. Com preço tão elevado para um veículo desta categoria, não por acaso, os emplacamentos do Onix caíram 35,5% em agosto sobre o mesmo mês de 2024.

O Hyundai HB20 1.0 aspirado, que após o início do programa ganhou desconto de 10%, custando em torno de R$ 10 mil a menos, manteve os preços até o início de setembro, de R$ 85 mil para a versão Comfort e de R$ 89 mil para a Limited, e assim sustentou alta de 6,9% nas vendas de agosto.

Alcance limitado

Ainda que o Carro Sustentável tenha ajudado a impedir queda maior do mercado o desempenho até aqui mostra que zerar o IPI de meia dúzia de modelos – que já pagavam a menor alíquota do imposto – tem alcance limitado.

Os descontos concedidos pelos fabricantes – muitos deles já reduzidos ou retirados – fez muito mais efeito do que a pequena redução da carga tributária, o que só comprova que os preços de veículos zero-quilômetro continuam inalcançáveis para a renda média nacional, e muito mais distantes da realidade do potencial comprador dos carros mais baratos do mercado, ainda caros para a maioria da população.

A combinação de preços altos com crédito caro é ainda mais nefasta. Com a Selic parada nas alturas de 15% ao ano, os juros para pessoas físicas nos financiamentos de carros atingiram a média 27,6% ao ano, segundo dados mais recentes do Banco Central. Nos últimos doze meses terminados em julho este custo aumentou 2 pontos porcentuais e as novas concessões de financiamentos cresceram apenas 1,2% nos sete primeiros meses deste ano, apontando para estagnação agora e futura queda na abertura de crédito para compra de veículos. Acompanha o cenário restritivo a inadimplência que avançou 1,1 ponto este ano, para 5,3%.

Neste cenário de preços e juros nas alturas aqueles que ainda têm renda para comprar um automóvel zero-quilômetro provavelmente podem adquirir algo melhor dos que os seis hatches incluídos no Programa Carro Sustentável.

Com isto fica prejudicado o avanço do tripé social, econômico e ambiental proposto pelo Carro Sustentável, pois com volumes baixos o programa pouco contribui para ampliar o acesso ao carro novo, aumentar a produção das fábricas ou reduzir emissões.

O programa poderá evitar tombo maior do mercado este ano mas será preciso fazer bem mais para o mercado voltar a crescer como deveria para ocupar a ociosidade das fábricas.

Ram lança edição especial da Rampage em comemoração à NFL

São Paulo – Patrocinadora da temporada da NFL, que começa nesta semana e conta com um jogo na Neo Química Arena, na Capital paulista, a Ram divulgou na segunda-feira, 1º, uma série especial da picape Rampage alusiva à competição de futebol americano. Com base na versão R/T traz adesivos com o escudo da liga nas laterais e bancos, maçanetas na cor preta, ponteira do escapamento esportiva e outros pormenores, por R$ 275 mil 690.

As trezentas unidades produzidas em Goiana, PE, das quais noventa na cor prata e 210 na branca, entram para a história: são as primeiras versões especiais de um carro que remetem à NFL.

“Não foi um processo fácil [convencer a liga a aprovar a versão especial]”, afirmou André Turci, diretor de parcerias da NFL. “De um lado temos um certo conservadorismo dos dirigentes nos Estados Unidos e, de outro, toda a criatividade do brasileiro”.

Para Juliano Machado, vice-presidente da Ram para a América do Sul, a versão especial junta dois ícones dos Estados Unidos, a Ram e a NFL, que compartilham o DNA. Ela chega em meados de outubro nas concessionárias e os compradores ganharão um kit com placa, copo, boné e um cooler.

NFL cresce no Brasil

Turci mostrou números que indicam o crescimento da liga de futebol americano no País: são 41 milhões de fãs, dos quais 22% que acompanham de perto. “Tudo o que fazemos aqui gera barulho”.

Será o segundo ano consecutivo que uma partida será disputada no estádio de Itaquera, que também sediou a Copa do Mundo. O jogo entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers está agendado para a sexta-feira, 5, às 21h30.

Na semana passada a NFL anunciou que terá alguns de seus jogos transmitidos pelo canal sportv e pelo GE TV, novo canal da Globo para o YouTube. A ESPN e a Cazé TV também transmitem partidas da competição.

François Provost anuncia mudanças organizacionais no Grupo Renault

São Paulo – Após assumir o posto de CEO do Grupo Renault, em 31 de julho, François Provost anunciou mudanças organizacionais. O executivo justificou que para enfrentar os desafios é preciso decidir mais rápido, agir de forma mais inteligente e se manter mais próximo dos clientes.

Uma das alterações é a nomeação de Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault, como CGO, Chief Growth Officer, responsável por identificar e impulsionar o crescimento sustentável da empresa. Ele acumulará as funções.

No novo posto será responsável pelas marcas Renault e Dacia, assegurando planos unificados e maximizando o faturamento em todos os mercados. O executivo também estará à frente do desenvolvimento internacional do grupo, tendo os mercados da Índia, América Latina e Coreia do Sul identificados como prioritários.

Outra mudança é a nomeação de Katrin Adt como CEO da marca Dacia. A executiva substituirá a Denis Le Vot, que decidiu deixar a empresa, e se reportará a Cambolive.

Philippe Brunet é o novo CTO, Chief Technology Officer, responsável pela estratégia tecnológica e nome à frente da engenharia do grupo e da Ampere. A função foi criada para acelerar a inovação e execução de projetos, além de melhorar a coordenação com as funções de planejamento de produtos, qualidade, suprimentos, manufatura e supply chain. Ele substitui a Philippe Krief, que continua sendo CEO da Alpine.

Em substituição a Provost, Anthony Plouvier, anteriormente vice-presidente de estratégia de suprimentos e transformação, é agora o CPO, Chief Procurement Officer, responsável por supervisionar o processo de aquisição de bens e serviços. O plano é que o executivo acelere a transformação da área de suprimentos, aumentando a competitividade e ampliando parcerias com fornecedores.

Claire Fanget, até então chefe de recursos humanos da marca Renault, agora é a CPO, Chief People & Organisation Officer, responsável pela gestão de pessoas e pelo desenvolvimento da cultura organizacional, sucedendo a Bruno Laforge, que deixa a empresa. Ela terá como prioridades adaptar as competências e recursos às novas necessidades da indústria.

Thierry Charvet, chefe de indústria e qualidade, teve seu escopo de atuação ampliado para incluir a cadeia de suprimentos. E Christian Stein, CCO, Chief Communications Officer, responsável pela comunicação do grupo, passa a integrar o Leadership Team, assim como todos os executivos mencionados.

Provost continuará à frente da área de parcerias e relações institucionais. 

Mercado argentino avança 32% em agosto

São Paulo – Foram comercializadas, na Argentina, 54,6 mil unidades de veículos em agosto, acréscimo de 31,7% com relação ao mesmo mês de 2024 e recuo de 13% se comparado a julho. No acumulado de 2025 as 444 mil unidades estão 65,6% acima de janeiro a agosto do ano passado.

De acordo com informações do Motor 1 Argentina o mercado mantém ritmo de vendas não visto desde 2018 – naquele ano 800 mil unidades foram comercializadas. Para 2025 as projeções são de que o volume total alcançará 650 mil unidades.

Quanto à retração na comparação mensal, foi atribuído ao efeito da alta do dólar e também ao aumento da taxa de juros. Além disso havia atraso na entrega de placas, o que, após cobrança da Acara, entidade que representa os concessionários, o governo sinalizou que começará a normalizar em setembro.

O modelo mais vendido este ano, por enquanto, foi o Fiat Cronos, com 23 mil 924 unidades, seguido de perto pelo Toyota Yaris, com 22 mil 981, e pelo Peugeot 208, com 22 mil 901. Quanto aos comerciais leves o pódio é composto por Toyota Hilux, com 22 mil 77, Ford Ranger, 18 mil 468, e Volkswagen Amarok, 18 mil 388.

Mercado recua 5% em agosto mesmo com impulso do Carro Sustentável

São Paulo – Os emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 225,4 mil unidades em agosto, de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. O volume ficou 5% abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado, 237,4 mil unidades, e 7,3% inferior ao de julho, 243,3 mil.

Quando analisadas as médias diárias, porém, o cenário encontrado é de mercado andando de lado: agosto teve 21 dias úteis, contra 22 dias úteis do mesmo mês do ano passado, e média semelhante de emplacamento diário, 10,7 mil no mês passado e 10,8 mil em agosto de 2024. Com relação a julho, que teve 23 dias úteis, subiu um pouco, de 10,6 mil para 10,7 mil licenciamentos/dia.

O acumulado do ano registrou 1 milhão 668 mil licenciamentos, crescimento de 2,8% sobre janeiro a agosto de 2024.

Segundo a Bright Consulting as vendas de veículos leves alcançaram 214,4 mil unidades, recuo de 3,8% comparado com agosto do ano passado e de 6,9% na comparação com julho. As vendas diretas responderam por 45,8% dos emplacamentos no mês passado, porcentual superior ao de julho, 44,8%, mas abaixo dos 46,4% de agosto de 2024.

No ano as vendas diretas respondem por 45,9% do total de emplacamentos, contra 43,1% dos primeiros oito meses do ano passado.

O Volkswagen Polo liderou as vendas do mês, de acordo com levantamento da K.Lume Consultoria, com 12,9 mil emplacamentos. Em segundo lugar ficou a Fiat Strada, 11,8 mil, e o Fiat Argo completou o pódio, com 10,1 mil.

Empresas de autopeças do ABC aprovam reajuste salarial

São Paulo – Ao todo 147 fabricantes de autopeças de São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra assinaram acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que assegura reajuste salarial de 6,4% e renovação das cláusulas sociais até 2026 aos seus 12,1 mil trabalhadores.

As empresas do G3 são representadas pelo Sindipeças. Proposta econômica aprovada inclui a reposição da inflação medida pelo INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, nos doze meses encerrados em agosto, além de aumento real. Projeções indicam que, este ano, o indicador alcançará 5% ou 5,2%. O resultado oficial será divulgado até 12 de setembro.

Diante da ausência de acordo até a semana passada o Sindicato dos Metalúrgicos anunciou que seria emitido aviso de greve. No entanto a entidade patronal marcou reunião com a representante dos trabalhadores e a proposta foi aprovada na segunda-feira, 1º de setembro, data-base da categoria.

A campanha salarial da FEM CUT/SP envolve 240 mil metalúrgicos, sendo 52 mil no ABC Paulista. Outros 21 mil são trabalhadores de montadoras que mantêm negociações à parte.

Bosch tem inscrições abertas para capacitar oitenta jovens

São Paulo – A Bosch abriu inscrições para jovens de 16 a 19 anos interessados nos cursos técnicos de soluções digitais, administração, mecatrônica e manufatura digital. É necessário morar na Região Metropolitana de Campinas, SP. Há oitenta vagas e as aulas começam em janeiro de 2026.

O objetivo é capacitar mão de obra de acordo com tendências da indústria do futuro para aumentar o portfólio de atuação da empresa, segundo a qual a taxa de retenção dos jovens aprendizes gira em torno de 80% a 90%. Os cursos são ministrados em parceria com o Senai.

As inscrições vão até o dia 21 de setembro e podem ser feitas por meio dos links abaixo:

Aprendiz industrial – Técnico mecatrônica
Aprendiz industrial – Manufatura digital
Aprendiz técnico em administração
Aprendiz técnico em soluções digitais