Vendas de caminhões e ônibus caem em julho

São Paulo – As vendas de caminhões somaram 10,5 mil unidades em julho, queda de 5% na comparação com igual mês do ano passado e 25,7% superior às de junho, de acordo com os dados divulgados pela Fenabrave na segunda-feira, 4. Apesar das vendas menores na comparação anual o presidente da Arcélio Júnior ressaltou que o volume do mês passado superou a média mensal do primeiro semestre, que ficou em torno de 8,9 mil.

Ele disse que já era esperado aumento com relação a junho, pela maior quantidade de dias úteis: foram 23 em julho e 20 em junho. “Além deste fator a redução na expectativa de volume total de emplacamentos para o ano estimulou fabricantes e concessionários a adotarem postura mais agressiva de vendas, para acelerar o giro dos estoques”.

No acumulado do ano o mercado de caminhões registra queda de 3,8%, com 63,9 mil unidades emplacadas.

O segmento de ônibus somou 2,8 mil vendas em julho, volume 7% menor do que o vendido em idêntico mês do ano passado. Na comparação com junho houve incremento de 16,8%.

No acumulado do ano as vendas cresceram 18%, com 16,7 mil ônibus emplacados, mas esse avanço deverá ser menor até dezembro, caindo para 6%, porque o impulso do programa Caminho da Escola está acabando de acordo com Arcélio Jr:

“Na primeira parte de ano tivemos um volume total de emplacamentos bastante superior aos volumes comparados aos de 2024 em função do programa Caminho da Escola. Mas estes volumes estão se esgotando ao longo dos meses, indicando queda no crescimento das vendas, conforme as projeções da Fenabrave, que apontam para um aumento de 6%”.

Stellantis abre processo seletivo para jovens aprendizes

São Paulo –  A Stellantis divulgou a abertura das inscrições para o seu Programa Estelar Jovem Aprendiz 2025, que tem o objetivo de recrutar setecentas pessoas de 18 a 21 anos, com ensino médio completo, para trabalhar nas unidades de Betim, Contagem e Itaúna, MG, e Goiana, PE.

A companhia informou que é importante residir em uma das localidades onde as vagas estão disponíveis e ter interesse de trabalhar nas áreas administrativas e/ou de produção. O início das atividades está programado para o período de agosto a novembro.

Com duração de até dois anos o programa tem carga horária de quatro a seis horas diárias, definida conforme a necessidade da área. Para os cursos de seis horas haverá experiência prática na empresa com formação técnica no Senai. Já nos de quatro horas haverá apenas a formação teórica.

Para inscrever-se bastar acessar o site https://programaestelar.com.br/.

Leandro Mihara é o novo diretor de transportes da Allianz Seguros

São Paulo – A Allianz Seguros informou que Leandro Mihara é o seu novo diretor de transportes. O executivo, que chega com o desafio de ampliar a carteira, uma das mais relevantes da empresa, se reportará a Maurício Masferrer, diretor executivo de negócios corporativos.

Mihara é formado em ciências econômicas e tem MBA pela Universidade de Manchester, além de especialização em finanças pela FGV-SP.

Com trajetória de dezenove anos no mercado de seguros e passagens por Chubb, Tokio Marine, Bradesco Seguros e Mitsui o executivo ocupou posições estratégicas em diversas linhas de negócios, com ênfase no segmento de transportes marítimos.  

Motocicletas e pneus avaliam impacto do tarifaço de Trump

São Paulo – Terceiro maior destino das motocicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus, AM, os Estados Unidos passarão a sobretaxar, a partir da quarta-feira, 6, os produtos brasileiros em no mínimo 50%. Outro segmento preocupado com os impactos é o de pneus: os de carga e os de uso agrícola, além dos de duas rodas, também terão as alíquotas corrigidas.

Em nota enviada à reportagem a Abraciclo confirmou que as motocicletas e seus componentes não foram incluídos na lista de exceções da ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump e, “a partir da quarta-feira, 6 de agosto, entra em vigor tarifa de importação de 50% para esses produtos”.

Segundo a entidade foram enviadas 3,7 mil motocicletas para os Estados Unidos no primeiro semestre, o equivalente a 18% do total exportado. A maioria dos modelos são fora de estrada. Não há previsão de queda nos volumes porque, de acordo com a Abraciclo, os contratos já foram firmados.

Em abril a tarifa para as motocicletas já havia subido para 25%: “O setor acompanha atentamente os possíveis desdobramentos da medida”.

Pneus também sobem a 50%

No caso dos pneus os Estados Unidos representaram 35% do volume exportado de janeiro a junho, ou 1,9 milhão de unidades, em torno de 20% da produção do setor. Para pneus de passeio a tarifa foi mantida em 25%, aplicada desde abril, e para os demais subiu para 50% – para motocicletas, de carga e agrícolas.

“Os volumes de exportações equivalem à produção de uma fábrica de médio porte”, disse, em nota, Rodrigo Navarro, CEO da Anip, que representa as fabricantes de pneus instaladas no País. “As tarifas trazem prejuízos para os dois mercados e afetam as empresas do setor, em especial as que investiram em linhas de produção no Brasil exclusivamente para exportação para os Estados Unidos.”

Os pneus de passeio somaram 4,2 milhões de unidades exportadas nos seis primeiros meses deste ano, dos quais 34% para os Estados Unidos, ou 1,5 milhão. Dos pneus de carga foram enviadas 502,8 mil unidades, ou 38% do total. O país da América do Norte responde por 1% dos embarques dos pneus agrícolas no primeiro semestre, ou 392 unidades, e os de motocicletas 8%, ou 63,7 mil.

O CEO da Anip propõe diálogo construtivo, baseado em dados, e negociação técnica com propostas para tratar a medida: “Continuaremos com os esforços junto aos principais interlocutores-chave envolvidos nesse tema, incluindo governo federal, estaduais e outras entidades setoriais, para fortalecer as iniciativas de diálogo com o governo estadunidense”.

Vendas de 1.0 crescem com duas semanas de programa Carro Sustentável

São Paulo – Cresceram 13% as vendas de veículos com motor 1.0 no mês passado, comparado com junho, e 11,4% sobre julho do ano passado, informou o presidente da Fenabrave, Arcélio Júnior, ao ministro do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e vice-presidente da República Geraldo Alckmin. O programa Carro Sustentável, que zerou o IPI de modelos 1.0 com alta reciclabilidade, segurança, conteúdo local e baixas emissões, foi o responsável, de acordo com a entidade.

“O programa é um sucesso”, afirmou Alckmin, que no fim de semana visitou concessionárias de Brasília, DF, com Arcélio Júnior. “O presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva] zerou o IPI e e as montadoras também ajudaram com um bom desconto. É a indústria e o comércio no Brasil gerando emprego e renda para a população.”

Em uma das concessionárias visitadas, bandeira Fiat, relatou o MDIC, as vendas quase dobraram com relação a junho: as do Argo saltaram de 40 para 76 unidades e as do Mobi de 25 para 40. São os dois modelos Fiat cadastrados no programa.

Foi o segmento de automóveis que segurou o mercado em julho: no geral as vendas de todos os segmentos, automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, ficaram estáveis com relação a julho do ano passado, leve alta de 0,8%, somando 243,2 mil unidades, conforme antecipou a Agência AutoData. Comparado com junho, que teve três dias úteis a menos, o crescimento foi de 14,3%.

As vendas de automóveis cresceram 2,1% na comparação anual e 14,2% na mensal, somando 181,8 mil unidades. Os comerciais leves registraram queda na comparação com julho de 2024, 2,2%, e 11,9% de avanço sobre julho, totalizando 48,2 mil unidades.

Assim ficou positivo também o saldo do segmento de leves: 1,2% na comparação anual e 13,8% na mensal, 229,9 mil veículos.

O segmento de caminhões, especialmente, puxou os números para baixo.

No acumulado do ano as vendas totais somaram 1 milhão 441 mil unidades, em alta de 4,1% sobre janeiro a julho de 2024. Os emplacamentos de leves cresceram 4,4% no período, para 1 milhão 361 mil veículos.

ZF registra vendas 10% menores no primeiro semestre de 2025

São Paulo – A ZF divulgou seu balanço referente ao primeiro semestre de 2025 com queda de 10,4% na receita de vendas na comparação com igual período de 2024, saindo de 22 bilhões de euros no ano passado para 19,7 bilhões de euros em idêntico período de 2025. A queda nas vendas é reflexo de mudança pontual na operação da ZF, que transferiu a unidade de montagem de eixos para a joint venture ZF Foxconn Chassis Modules.

No primeiro semestre o EBIT foi de 874 milhões de euros, contra 780 milhões em igual período de 2024, o que gerou uma margem EBIT ajustada de 4,4%, mostrando melhora na comparação com os 3,5% do ano passado. 

Mesmo em um cenário desafiador no mercado automotivo global, a empresa melhorou o seu EBIT, graças ao trabalho de reestruturação interna, realinhamento estratégico e ajuste da sua capacidade produtiva de acordo com a demanda.

Receita líquida da Marcopolo avança 10% no primeiro semestre

São Paulo – A Marcopolo encerrou o primeiro semestre com receita líquida consolidada de R$ 3,9 bilhões, incremento de 10,2% sobre igual período do ano passado, graças à venda de 7,2 mil veículos, volume 5,4% superior ao registrado em idêntico período de 2024.

No segundo trimestre a receita líquida consolidada cresceu 17,8% na comparação com igual período de 2024, chegando a R$ 2,3 bilhões. Neste período a companhia produziu 3,8 mil unidades, sendo que 3 mil 77 foram fabricadas no Brasil e 723 no Exterior. O volume produzido no Brasil cresceu 12,4% na comparação com iguais meses do ano passado.

De abril a junho o lucro bruto da Marcopolo foi de R$ 593,2 milhões, com margem bruta de 25,7%. No mesmo período o EBITDA foi de R$ 398,3 milhões, com margem de 17,3%, enquanto o lucro líquido foi de R$ 321,1 milhões, com margem de 13,9%:

“A Marcopolo projeta um segundo semestre com sinergias positivas associadas à sazonalidade em seus principais mercados”, disse o diretor financeiro Pablo Motta. “A tendência é de estabilização dos volumes em patamar levemente superior ao do primeiro semestre, com concentração de vendas em produtos de maior valor agregado.”

Mercado de veículos da Argentina avança 44% em julho

São Paulo – Em julho as vendas de veículos na Argentina somaram 62,1 mil unidades, aumento de 44% sobre igual período do ano passado e de 17,8% na comparação com junho, segundo os dados divulgados pela Acara, entidade que representa os concessionários.

O resultado do mês passado foi impulsionado por fatores como a maior estabilidade econômica, maior disponibilidade de modelos e marcas, redução na distância dos preços praticados e o salário médio da população. Todos esses fatores são importantes para a decisão de compra dos consumidores, de acordo com o presidente da Acara, Sebastián Beato:

“Surgiram oportunidades reais para a compra de um veículo, com promoções e diversas opções de financiamento em bancos. Quando a cadeia de valor trabalha em coordenação em um contexto macroeconômico positivo, a demanda cresce e a atividade apresenta indicadores de alta. O desafio agora é manter este patamar e poder começar o próximo ano com metas ainda mais ambiciosas”.

Com este resultado as vendas no acumulado de janeiro a julho chegaram a 388,7 mil unidades, expansão de 71,5% sobre as 226,6 mil unidades comercializadas em idênticos meses do ano passado.

Em teaser Fiat Toro exibe novidades na dianteira e na traseira

São Paulo – A Fiat divulgou as primeiras imagens oficiais da nova Toro, que passou por mudanças visuais e será lançada nos próximos dias. No vídeo nota-se algumas novidades na dianteira, caso da nova grade frontal e dos novos faróis.

A traseira traz lanternas redesenhadas. A primeira geração da picape foi lançada em 2016 e, desde então, mais de 600 mil unidades já foram produzidas.

Volkswagen Polo lidera o mercado mais uma vez

São Paulo – Com 12 mil 940 emplacamentos o Volkswagen Polo foi, mais uma vez, o líder em vendas no mercado brasileiro em julho. Superou novamente a picape Fiat Strada, que somou 12 mil 895 unidades, de acordo com dados divulgados pela K. Lume Consultoria Automobilística.

Como em junho a pequena diferença dos dois líderes pode ser considerada empate técnico. Assim, embora pelo quarto mês do ano o Polo tenha ficado na frente, a Strada segue na liderança do acumulado, mesmo que tenha sido líder em três.

Completou o pódio do mês o Fiat Argo, somando quase 10 mil licenciamentos. Anunciado na metade do mês o programa do governo Carro Sustentável, que zerou o IPI de versões de modelos como o Polo e o Argo, ainda não gerou impacto total nos números de julho.

Dos dez modelos mais vendidos no mês cinco foram SUVs. O mais vendido foi mais uma vez o Volkswagen T-Cross e fizeram companhia a ele no ranking o Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross e o Nissan Kicks, que teve sua nova geração estreando no mês passado.

Veja o ranking: