AutoData - thyssenkrupp começa a produzir direção elétrica
Fornecedor
15/02/2019

thyssenkrupp começa a produzir direção elétrica

Imagem ilustrativa da notícia: thyssenkrupp começa a produzir direção elétrica
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – A thyssenkrupp inaugurou uma linha de produção de sistemas de direção elétrica em São José dos Pinhais, PR, na sexta-feira, 15. O investimento inicial na linha, que contará com tecnologia 4.0, foi de R$ 4 milhões, mas até o fim do ano chegará a R$ 50 milhões, quando todos os equipamentos estiverem instalados e operando.

 

A direção elétrica foi incorporada recentemente ao portfólio da empresa e a produção começará com capacidade anual de 400 mil sistemas – mas, de acordo com Daniel da Rosa, CEO da unidade Steering da empresa, vai crescer: “Esse volume poderá chegar a 1 milhão de unidades nos próximos anos, de acordo com a demanda do mercado”.

 

Rosa também afirmou, em nota, que sistemas de direção elétrica oferecem grandes oportunidades de negócios, pois cada vez mais fabricantes de automóveis estão os adotando em veículos com grandes volumes de vendas. São pré-requisito para todos os sistemas de assistência eletrônica ao motorista, como assistente de mudança de faixa involuntária, condução autônoma e estacionamento automático.

 

Segundo a thyssenkrupp, ele é composto por mais de quatrocentas peças e quase 300 mil linhas de código de software: “Em comparação com a direção hidráulica convencional, no sistema de direção elétrica os movimentos do motorista são apoiados por um motor elétrico, que, por sua vez, é comandado por uma ECU. Isso aumenta a eficiência energética, pois esse motor só é ativado quando a unidade de controle avalia que o motorista precisa do motor para ajudar na direção. A economia de combustível pode chegar a meio litro para cada 100 quilômetros percorridos”.

 

Foto: Divulgação.