VW oferece plataforma de elétricos a concorrentes

Imagem ilustrativa da notícia: VW oferece plataforma de elétricos a concorrentes

São Paulo – O Grupo Volkswagen anunciou que a sua plataforma MEB, desenvolvida para dar vida a uma série de modelos elétricos das marcas da companhia, poderá ser utilizada por outras empresas interessadas em construir veículos elétricos ou tecnologias para eles.

 

De acordo com comunicado divulgado pelo Grupo VW, o compartilhamento permite uma redução significativa no custo da mobilidade elétrica “por meio da implantação mais ampla possível do MEB e das economias de escala associadas, permitindo assim que o amplo acesso à mobilidade individual continue no futuro”.

 

A mensagem denota que a massificação da plataforma atrairá negócios. A e.GO Mobile AG, de Aachen, Alemanha, será a primeira parceira externa do mundo a usar a plataforma para lançar mais veículos elétricos, além, é claro, dos desenvolvidos pelas empresas do Grupo. Segundo o CEO do Grupo VW, Herbert Diess, a companhia planeja se mostrar no mercado como um especialista em plataformas: “Queremos estabelecer a MEB como o padrão para a mobilidade eletrônica”.

 

Atualmente o Grupo VW está projetando uma primeira leva de cerca de 15 milhões de veículos 100% elétricos baseados na plataforma MEB. Para a Volkswagen 2019 é um ano chave em sua ofensiva elétrica, com a empresa acelerando ainda mais o ritmo nos próximos anos. No Salão de Genebra, evento que ocorre na Suiça, estão sendo apresentados modelos elétricos por meio de modelos de do Grupo VW, como Audi, Skoda e Seat.

 

A Volkswagen está investindo quase € 44 bilhões em eletrificação, digitalização, serviços de mobilidade e direção autônoma até 2023, dos quais € 30 bilhões são destinados somente à mobilidade eletrônica. Espera-se que os veículos elétricos representem aproximadamente um quarto da carteira modelo até 2025.

 

Foto: Divulgação.