Rio de Janeiro, RJ – Ao longo de três décadas, primeiro como repórter e depois como editor, o jornalista carioca Jason Vogel trabalhou no suplemento de automóveis CarroEtc, publicado no diário O Globo, de outubro de 1992 a fevereiro de 2021. Com a proposta de fazer um suplemento automotivo diferente CarroEtc sempre se destacou por suas pautas criativas, que incluíam testar desde um caminhão Saurer de 1911 até pilotar Fórmula 1 moderno, ou alternavam a vertigem de um passeio a 15 km/h na direção de um Benz 1886 com a inconcebível paz dos 320 km/h ao volante de um Audi R8 GT. O texto inteligente e bem-humorado de Vogel também era um dos diferenciais do suplemento. Agora, aos 51 anos, ele está lançando seu primeiro livro, com uma seleção de cinquenta mais inusitadas reportagens que escreveu para o CarroEtc no livro Do Fusquinha ao Fórmula 1, publicado pela Editora Gulliver.
Trata-se de publicação destinada não apenas aos nostálgicos leitores do CarroEtc como também a entusiastas por automóveis que não conheceram o suplemento. Disse o autor: “Meu principal objetivo sempre foi transformar porcas e parafusos em um assunto atraente até para quem jamais tirou habilitação. É um difícil equilíbrio de dar leveza aos textos sem descuidar do apuro técnico. Graxeiros, afinal, não gostam que o automóvel seja tratado com superficialidade”.
Para atender à confessa e indisfarçável paixão do autor pelo antigomobilismo Do Fusquinha ao Fórmula 1 começa com carros que fizeram história: uma visita não autorizada à última linha de produção do Fusca, no México, uma carona no eterno e apartidário Rolls-Royce da Presidência da República e impressões ao volante de marcos da engenharia automobilística, como o Ford T, o Citroën Traction Avant, o Mercedes-Benz 300 SL, o asa de gaivota, e o Trabant, ícone do realismo socialista da República Democrática Alemã.
A segunda parte do livro é dedicada a testes. Para quem realmente ama máquinas e motores, chafurdar num charco com um jipão militar Humvee pode ser tão divertido quanto pilotar, em Interlagos, um McLaren Senna, hiperesportivo de 800 cv e US$ 2,2 milhões. São emoções diferentes, e sempre emoções.
A terceira parte do livro revela peculiaridades automotivas de diferentes regiões do planeta. Há desde uma visita à garagem-estrebaria do Palácio de Buckingham, em Londres, Inglaterra, até uma incursão às profundezas de Rondônia para conhecer o berço dos jericos motorizados. De testes de carros nos lagos gelados da Arjeplog, no Círculo Polar Ártico, e as mobiletes que ainda são febre em Arfoud, no portão do Saara, existem assuntos suficientes para um tratado de antropologia automotiva. Nas páginas seguintes surgem as histórias de alguns personagens que tiveram suas vidas, de alguma forma, indelevelmente ligadas aos veículos automotores. Carlos Miranda é um deles. O ator do seriado Vigilante Rodoviário, na década de 60, passou a encarnar seu personagem na vida real a bordo de um Simca Chambord. Há também as histórias de Leon Herzog, judeu que escapou de um gueto na Polônia e veio para o Brasil criar a Leonette, pioneira das motos nacionais.
E, ainda, a Família Zapp, que foi crescendo dentro de um Graham-Paige 1928, enquanto dava um giro pelo mundo de vinte anos.
Para encerrar Do Fusquinha ao Fórmula 1 há reportagens sobre veículos pesados, tema tão vasto que inclui uma viagem de Fenemê pela Rio-Bahia, as derradeiras linhas do Routemaster, o clássico ônibus de dois andares britânico, os velhos bondes cariocas que atualmente rodam nos Estados Unidos e os caminhões da Guerra Fria que hoje disputam passageiros no Uruguai.
Serviço. Com 280 páginas e fartamente ilustrado o livro é vendido por via direta: os pedidos devem ser feitos pelo e-mail jason.vogel.br@gmail.com. Cada exemplar custa R$ 59,90 mais o frete e o pagamento é feito por meio de depósito bancário ou de pix. Outra opção é comprar pelo site da Editora Gulliver, em www.gullivereditora.com.br/shop-list/.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/RodaRio
(Texto publicado originalmente pela revista eletrônica RodaRio na sua edição número 28.)