São Paulo – A Renault promete começar a produzir, a partir do ano que vem, versões do utilitário Master movidas a célula de combustível de hidrogênio. Na quinta-feira, 14, apresentou pormenores de seu plano, por meio da HYVIA, braço do Grupo Renault criado para desenvolver soluções de mobilidade a hidrogênio.
O Master Van H2-Tech é um furgão com 12 m³ de volume de carga e autonomia de até 500 quilômetros, equipado com uma célula de combustível de 30 kW, bateria de 33 kWh e tanques com capacidade para 6 quilos de hidrogênio: quatro tanques de 1,5 quilo. O utilitário sai das linhas de Batilly, França, e o motor elétrico da fábrica de Cléon. Em Flins, até o fim deste ano, começarão a ser montadas as células de combustível.
Já os tanques de hidrogênio serão fornecidos pela Faurecia. A PVI, por sua vez, uma subsidiária do Grupo Renault, integrará os sistemas elétrico e a hidrogênio em Gretz-Armainvilliers.
A ideia é fornecer todo o ecossistema também para recarga. A HYVIA diz que sua estação permite recarregar em cerca de 5 minutos os tanques de hidrogênio, com a facilidade comparável ao abastecimento de um veículo com motor térmico. Ela também será montada na fábrica da Renault em Flins, França.
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