Edição especial conta a trajetória de três décadas do setor automotivo no Brasil relatados nas páginas da revista
São Paulo – Ao completar 30 anos de circulação ininterrupta AutoData oferece aos seus leitores uma edição especial que conta a história do setor automotivo no Brasil por meio de suas próprias páginas, ao longo das últimas três décadas em que a revista relatou, sob o ponto de vista da economia e dos negócios, tudo que aconteceu com a indústria fabricante de veículos e autopeças, seus distribuidores, executivos e consultores.
AutoData 30 Anos reúne textos que contam sua própria história e a da indústria que a revista cobre. As matérias fazem um relato de como a publicação reportou e analisou os mais importantes acontecimentos do setor automotivo no período 1992-2022, a começar pela Câmara Setorial Automotiva que surgiu no mesmo ano de fundação da revista e mudou os rumos da indústria no Brasil, criando condições para seu crescimento com a formação de mercado que, desde então, não saiu mais da lista dos dez maiores do mundo.
A edição relembra, ainda, a cobertura do primeiro Regime Automotivo, de 1995, a consolidação e internacionalização do setor de autopeças na segunda metade dos anos 1990, o recorte regional de incentivos para estimular a instalação da indústria no Nordeste, os programas de desenvolvimento do setor espelhados no Inovar-Auto e no Rota 2030, além dos muitos altos e baixos das importações, das exportações e do volátil mercado doméstico brasileiro.
Também figuram nas páginas da edição especial dezesseis artigos escritos com exclusividade por executivos, consultores e dirigentes setoriais, do passado e do presente, que aceitaram o convite de AutoData para revelar suas visões sobre os últimos trinta anos e os próximos trinta do setor.
A edição especial resulta em um documento rico sobre a história do mais importante setor industrial do País e da única e principal publicação nacional que há trinta anos cobre seus acontecimentos e estratégias. Sugerimos que esta edição especial seja consumida com calma, aos poucos, para melhor compreensão de uma das mais complexas e admiráveis trajetórias empresariais do Brasil.