A confirmação do investimento de R$ 3 bilhões da BYD na Bahia é tema de capa e de reportagem especial da revista AutoData de julho, que já está disponível para ser lida on-line ou para baixar o arquivo PDF.
A edição traz uma visão ampla sobre as intenções da empresa chinesa que chega com incentivos dos governos estadual e federal para reconstruir o polo automotivo baiano em Camaçari, abandonado pela Ford em 2021, com a abertura de três linhas de produção: uma de carros elétricos e híbridos, outra de caminhões e ônibus elétricos e, ainda, uma terceira para processar lítio e fosfato de ferro para baterias.
Esta edição também traz um balanço do programa do governo com a lista de todos os automóveis que ganharam descontos e qual o volume de vendas de cada um em junho. A ação durou pouco, cerca de um mês, mas serviu para impulsionar um voo de galinha que trouxe de volta ao mercado de zero-quilômetro consumidores que estavam fora dele.
Para caminhões e ônibus o programa, com a proposta de entregar um veículo com mais de vinte anos de uso para obter o desconto, demorou a engrenar, mas com alguns ajustes os negócios começaram a acontecer na metade de julho.
Na entrevista mensal From The Top deste mês AutoData conversou com Vanessa Castanho, vice-presidente responsável pelas operações da Citroën na América do Sul. Ela conta como a marca conseguiu voltar a crescer na região e quais são os planos agora. Além de ler você também pode assistir esta conversa em vídeo, no nosso canal do YouTube.
Também estão na revista de julho outra reportagens de peso: as projeções de vendas de veículos no mundo este ano, as alternativas de energia limpa que fabricantes de veículos e autopeças estão utilizando em seus processos produtivos no Brasil, o lançamento do elétrico BYD Dolphin – candidato a ser o primeiro da marca produzido na Bahia –, a chegada da nova geração da picape Ford Ranger e a mais nova integrante deste segmento no País, a Ram Rampage, primeira da marca projetada e produzida fora dos Estados Unidos.
Você pode ler ou baixar o PDF aqui a AutoData de julho. Boa leitura e até o mês que vem.