AutoData - Estudo da Febraban aponta alta de 3,5% nos financiamentos
Financiamentos
28/06/2019

Estudo da Febraban aponta alta de 3,5% nos financiamentos

Imagem ilustrativa da notícia: Estudo da Febraban aponta alta de 3,5% nos financiamentos
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – A contratação de financiamentos de carros e motocicletas por pessoas físicas cresceu 3,5% no primeiro trimestre, comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo levantamento da Febraban com as cinco principais instituições bancárias que operam neste segmento – e que representam 75% do mercado, segundo a entidade que representa os bancos no Brasil – foram fechados 642 mil contratos de financiamentos até março, ante 620,3 mil nos três primeiros meses de 2018.

 

Embora o financiamento de veículos usados represente a maior parcela do crédito liberado ao segmento para pessoas físicas no primeiro trimestre, 76,5%, o crescimento foi maior em veículos novos, 7%, ante 2,5% de aumento nos usados. A entidade destacou o aumento expressivo de motos financiadas, que saltaram de 56,1 mil para 72,6 mil unidades, alta de 30%. Em carros a evolução foi de 1%, de 565,2 mil para 569,4 mil.

 

O volume de recursos liberados, somados aí todos os segmentos, cresceu de R$ 15,6 bilhões para R$ 17,2 bilhões no período, avanço de 10,5%.

 

Segundo Leandro Vilain, diretor de negócios e operações da Febraban, “os números mostram que o bom desempenho do segmento automotivo nas vendas a pessoas físicas em 2019 teve forte sustentação no crédito bancário”.

 

A Febraban alegou, em comunicado, que o suporte do crédito nas vendas de automóveis tem sido um dos fatores de sustentação do crescimento econômico, na direção contrária aos indicadores que apontam desaceleração da atividade econômica: “O setor financeiro tem ajudado as pessoas a driblar o momento econômico desafiador ao oferecer crédito para as famílias e para novos empreendedores”.

 

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil.