Caxias do Sul, RS – Para contribuir para a retomada do transporte de passageiros em geral a Mercedes-Benz lançará, em agosto, campanha que visa a incentivar o retorno do uso do ônibus. Serão usadas diferentes formas de divulgação para mostrar como os veículos estão sendo preparados para a volta.
Com a campanha Coletivo de Cuidados a empresa quer mostrar as boas práticas que as operadoras de transporte de passageiros estão adotando para tornar as viagens mais seguras do ponto de vista sanitário. Também serão difundidas iniciativas de fabricantes de carroçarias e do poder público. O lançamento em agosto está alinhado com a expectativa de que, até lá, o nível de circulação de pessoas estará mais efetivo.
Walter Barbosa, diretor comercial e de marketing ônibus da Mercedes-Benz, acredita que outras medidas terão de ser adotadas para assegurar sustentabilidade ao negócio de transporte de passageiros, em especial no urbano. Segundo ele as duas principais formas de sustentação da operação estão no limite: o usuário já não consegue mais absorver o custo da tarifa e as prefeituras estão estranguladas para manter ou adotar o subsídio: “Teremos de rediscutir esta situação, talvez por meio de uma política nacional de transportes".
Para ele é possível amenizar as condições atuais com investimentos na infraestrutura, como semáforos inteligentes, vias simples e segregadas, flexibilização nos horários de funcionamento da indústria e do comércio, evitando picos, e adoção de aplicativos. Segundo ele seria razoável redistribuir a frota, evitando que durante parte do dia os veículos circulassem com baixo número de passageiros: “Mas se nada for feito o sistema entrará em colapso”.
O tema certamente será abordado por Barbosa e pelos outros participantes do Workshop AutoData Perspectivas Ônibus, que será realizado de forma virtual na segunda-feira, 27 de julho. Para se inscrever clique aqui.
Foto: Divulgação.