São Paulo – A Volvo Cars alcançou a segunda posição do ranking de vendas do mercado brasileiro premium na sexta-feira, 9, com quase 5,2 mil unidades vendidas. É a colocação mais alta que a marca já atingiu no ranking local e deixou para trás marcas tradicionais como Mercedes-Benz e Audi, terceiro e quarto lugar, respectivamente.
A liderança do mercado é da BMW, que vendeu 3,7 mil veículos a mais do que a Volvo no ano. Das quatro primeiras do ranking a Volvo é a única a não manter produção local, trabalhando apenas com importações.
João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Cars no Brasil, disse que o foco, agora, é manter a vice-liderança: “Queremos abrir uma distância da Mercedes-Benz e encerrar 2020 no segundo lugar com segurança. Até porque começamos o ano com o objetivo de conquistar a terceira posição, o que ocorreu em agosto, quando começamos a olhar para um lugar acima, conquistado antes das nossas projeções internas”.
Para ele o plano de avançar com a eletrificação no País, junto com a renovação e ampliação do portfólio, mostrando para o consumidor que ele pode ter hoje um carro com a tecnologia de motorização do futuro, foi fator decisivo para acelerar a chegada ao segundo lugar do pódio. Outro ponto, considerado relevante, foi como a companhia se organizou para encarar o momento complicado do mercado, realizando reuniões com executivos da operação chinesa para coletar informações e aplicar no Brasil.
Em outubro, nos nove primeiros dias, a Volvo Cars está na liderança do mercado premium, o que também ocorre pela a primeira vez, com 60% do volume de suas vendas de veículos eletrificados. João Oliveira evitou fazer projeções para o fechamento do mês, lembrando que o foco é manter a segunda posição no acumulado do ano. Para 2021 esse também será o principal objetivo, mas com volume maior.
Fotos: Divulgação.