São Paulo – A venda de implementos rodoviários, nos cinco primeiros meses de 2022, de 61 mil 919 unidades, quase empatou com o resultado do mesmo período do ano passado, com 62 mil 555 unidades, um leve recuo de 1%. Os dados foram divulgados pela Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
Esse movimento se explica pela retração de 9,4% na demanda por reboques e semirreboques, cujo total baixou de 36 mil 779 para 33 mil 296. As maiores retrações foram observadas nos modelos graneleiro, cuja comercialização diminuiu 30,5%, com 5 mil 54 unidades, e no baú carga geral, versão que viu as vendas caírem pela metade, 51,8%, totalizando 2 mil 127 implementos.
A queda não foi maior no saldo dos emplacamentos devido ao desempenho das carrocerias sobre chassis, que registrou incremento de 11% de janeiro a maio deste ano, com 28 mil 623 unidades frente às 25 mil 776 de igual período em 2021.
Para o presidente da Anfir, José Carlos Spricigo, haverá oportunidade de a indústria alavancar suas vendas no segundo semestre “devido ao movimento de antecipação de renovação de frota de caminhões, que deverá aquecer demanda pelos implementos”.
Em janeiro de 2023 entrará em vigor o Euro 6 e, tradicionalmente, quando há a mudança de legislação, há, igualmente, impacto positivo sobre os produtos do setor, apontou Spricigo:
“O operador logístico aproveita para atualizar o equipamento produzido por nossa indústria e as empresas se preparam para oferecer condições atraentes para seus clientes. Dessa forma poderemos esperar uma curva positiva de emplacamentos de implementos rodoviários no segundo semestre de 2022”.