A transformação digital do agro e o reflexo do avanço tecnológico no campo foram destaques da Agrishow este ano. Considerada a maior do setor na América Latina, a feira agrícola realizada em Ribeirão Preto (SP), nos primeiros dias de maio, trouxe números grandiosos como 800 estandes e cerca de 200 mil visitantes. As marcas da CNH Industrial mostraram na prática como a inovação é o foco do negócio. Com uma estrutura completa e um ecossistema de produtos e serviços cada vez mais digitais e conectados a Case IH, New Holland Agriculture, New Holland Construction, CASE Construction Equipment, Banco CNH Industrial e a Raven levaram muito mais que máquinas e apresentaram diferentes possibilidades de como as tecnologias podem levar mais inteligência para o campo e atender aos mais diversos perfis de clientes.
Segundo o presidente da CNH para a América Latina, Rafael Miotto, a Agrishow é a principal vitrine do agronegócio e uma oportunidade para mostrar tudo o que estão desenvolvendo e as tendências do agronegócio para o presente e futuro. “Estamos cada vez mais focados em inovação e tecnologia. Temos avançado de forma estruturada para além das máquinas, por isso investimos em soluções tecnológicas e capacitação para que a cadeia esteja preparada para receber a inovação de forma simples e, assim, potencializar os resultados dos nossos clientes”, comentou.
Os avanços da Case IH em conectividade, inteligência artificial, autonomia e eletrificação foram projetados em um cubo gigante de LED, situado no espaço Digital Square. A marca expôs mais de 25 máquinas na feira com destaque para modelos pioneiros em inteligência artificial e machine learning. Com o lançamento do trator Farmall Conectado, os visitantes puderam ver como, ao longo de um século, as máquinas foram se aperfeiçoando e como a tecnologia tem transformado a agricultura. A primeira versão da máquina completou 100 anos e atraiu olhos curiosos para comparar essa evolução.
A inovação também foi destaque da New Holland Agriculture. O espaço da Agricultura Digital e a Central da Inteligência mostraram que é possível monitorar as máquinas agrícolas em campo, à distância, antecipando possíveis falhas e atualizando softwares sem a necessidade de deslocamentos. É o cliente conectado no dia a dia para otimizar a operação. A união da inovação com sustentabilidade foi trazida com o primeiro trator do mundo movido a gás metano, o T6.180 Methane Power. A tecnologia pioneira permite que dejetos de animais sejam transformados em combustível.
O compromisso da empresa em manter na liderança de tecnologia para o agronegócio também foi demonstrado nas soluções do portfólio AGXTEND™. São produtos e serviços que apoiam agricultores, de todos os perfis, em todas as etapas do cultivo. Dentre eles, destacam-se o XactPlanting que é um software para plantio inteligente; o DroneXplorer com mapeamento aéreo e uso de inteligência artificial; e o aplicativo que democratiza a agricultura digital, o Opere+.
Além disso, o mercado agro representa uma parcela importante e crescente das vendas de máquinas de linha amarela, assim, as marcas de construção CASE Construction Equipment e New Holland Construction também se destacaram na feira. A CASE anunciou que 100% de suas máquinas fabricadas no Brasil estarão conectadas este ano, com recursos em telemetria que agregam ainda mais valor na produção agrícola. Já a New Holland Construction levou além das máquinas conectadas, o Juntas para Construir, movimento que promove capacitação profissional e a inclusão de mulheres na operação de máquinas da linha amarela.
A Raven Industries apresentou o que há de novo no caminho para a autonomia, destacando a tecnologia que atende os clientes onde eles estão, levando-os ao próximo nível de eficiência e produtividade. Completando a gama de soluções digitais, para dar suporte aos clientes, o Banco CNH Industrial lançou o financiamento via “tokenização”, com possibilidade de adquirir máquinas e serviços por meio de “grãos digitais”.