Presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, admite que resultado do mercado em 2024 poderá surpreender e superar projeções da entidade
São Paulo – Com 12,4 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados por dia, em média, dezembro registrou a melhor média diária dos últimos 4 anos, segundo apontou a Anfavea em entrevista coletiva à imprensa na quarta-feira, 10. O presidente Márcio de Lima Leite afirmou que as locadoras, que compraram 75 mil unidades, 30 mil acima da média anual, e os consumidores que buscavam garantir seu eletrificado antes do retorno do imposto de importação alavancaram o mercado neste mês.
Em dezembro foram licenciados 248,6 mil veículos, o melhor resultado para o mês desde dezembro de 2019. Foi 14,6% acima do volume registrado em novembro e 16,9% superior a igual mês de 2022.
No ano passado as vendas somaram 2,3 milhões de unidades, crescimento de 9,7% sobre as 2,1 milhões de 2022 e o melhor volume desde o início da pandemia.
Para 2024 a Anfavea manteve sua projeção de alcançar 2 milhões 450 mil veículos, o que representaria crescimento de 6,1% sobre o resultado de 2023 – mesmo vendendo mais do que o projetado a meta para este ano foi mantida.
Mas Lima Leite admitiu que pode surpreender: “A Fenabrave divulgou projeções mais otimistas e são os concessionários falando, aqueles que sentem o cheiro do mercado. Não será surpresa crescer mais”.
O executivo acrescentou, ainda, que a tendência é de manutenção da tendência de alta: “Em três ou quatro anos o mercado deverá retornar às 3 milhões de unidades. A redução na taxa dos juros, iniciada no ano passado, ajudará a alavancar as vendas”.