São Paulo – Alguns concessionários influentes da General Motors, que participam de comitês consultivos, estão pressionando a direção para introduzir modelos híbridos no portfólio da companhia, preocupados com a possibilidade de perder consumidores que ainda não estão confiantes na transição para o 100% elétrico. Segundo reportagem publicada no The Wall Street Journal, citando pessoas próximas às conversas, existem mais consumidores procurando por uma alternativa intermediária da gasolina aos EVs, que são mais caros e demandam recargas na tomada.
“Os híbridos são o que está quente agora”, disse ao WSJ Chris Hemmersmeier, um concessionário da região de Salt Lake City, em Utah, Estados Unidos, que possui revendas Chevrolet, Buick-GM e de outras fabricantes, como Kia e Jeep. “Eu gostaria que a GM priorizasse híbridos.”
A GM, seguindo direção oposta à maioria de suas concorrentes, tomou a decisão de ir direto aos EVs, sem passar por um caminho intermediário. No Brasil, recentemente, admitiu que poderia adotar a hibridização, embora ainda não tenha oficialmente confirmado a produção de modelos deste tipo. A direção diz que examina o consumidor e pretende atender a seus anseios.
Pois se for assim deverá mudar a rota também em seu principal mercado, os Estados Unidos. Segundo a reportagem do WSJ a direção da GM reconheceu a preocupação dos varejistas mas não sinalizou compromisso com a hibridização. À publicação a GM não quis comentar.
As vendas de veículos híbridos cresceram 50% nos Estados Unidos no ano passado, de acordo com pesquisa da Motor Intelligence. A Stellantis tem sido a principal fornecedora destes modelos, especialmente SUVs.
PHEV
A investidores na terça-feira, 30, a CEO Mary Barra admitiu que poderá combinar a tecnologia a combustão com a elétrica em determinados modelos, dando um passo atrás em sua estratégia de migrar direto para os 100% elétricos. A tecnologia adotata seria a PHEV, híbrida plug-in, disse a executiva sem entrar nos pormenores.