São Paulo – Empresas montadoras chinesas estão com planos avançados de produzir seus veículos na Europa onde já concorrem com modelos locais pagando 10% de imposto de importação, alíquota que deverá subir nos próximos meses diante de um movimento Comissão Europeia para proteger a sua indústria. Segundo reportagem da Automotive News ao menos cinco empresas já divulgaram seus projetos de produção local: BYD, Chery, Dongfeng, Leapmotor e SAIC.
Os planos da BYD de produzir veículos leves na Europa começam em 2026 com uma nova fábrica instalada na Hungria. A intenção é conquistar 5% de participação. A fábrica começará com capacidade para produzir 150 mil veículos/ano, com a possibilidade de dobrar o volume mil no futuro.
A Chery afirmou que produzirá veículos Omoda em Barcelona, Espanha, utilizando uma antiga fábrica da Nissan, a partir de uma joint venture com a espanhola EV Motors. A previsão é de iniciar a produção em 2025.
Já a Dongfeng negocia com o governo italiano para construir unidade com capacidade para produzir 100 mil unidades/ano. Também a Itália poderá ter produção de modelos da Leapmotor na icônica fábrica de Mirafiori, em Turim: os planos da companhia, da qual a Stellantis detém 21% das ações, são de fabricar 150 mil veículos elétricos por ano. Há também tratativas para montar modelos na Polônia.
A MG, marca da SAIC, é a chinesa mais vendida na Europa, 231,7 mil veículos em 2023. Seus executivo afirmam que nos próximos dois ou três anos pretendem definir o plano de produção na região, usando como base os custos de energia e de mão de obra para escolher o país para sua fábrica.