São Paulo — Reportagem de capa de AutoData de agosto – já disponível para ler on-line – traz à tona as causas da falta de competitividade internacional do País e dos veículos produzidos aqui, que têm pouca penetração global e só chegam a mercados latino-americanos de baixos volumes e com problemas econômicos tão grandes ou maiores que os nossos. Para piorar a concorrência chinesa não para de crescer no quintal de casa.
Outra cobertura especial deste mês é sobre a Lat.Bus Transpúblico, que este ano, com recordes de expositores, público e negócios, renovou as expectativas do mercado de ônibus em ascensão no País para voltar aos maiores níveis históricos. Não faltaram apostas na eletrificação: todos os cinco fabricantes de chassis lançaram modelos elétricos no evento que terão produção doméstica – inclusive um articulado e outro biarticulado – e a Marcopolo apresentou um inovador micro-ônibus elétrico Volare com gerador interno a combustão.
Também estão nas páginas desta edição todos os cases do Prêmio AutoData 2024, com empresas, produtos e personalidades selecionados em dez categorias este ano. Os resumos estão descritos nas páginas da revista para orientar melhor sua votação, que começa agora.
Seguindo a tradição de contar a história do setor automotivo este mês trazemos duas grandes trajetórias: a centenária multinacional alemã Bosch completa 70 anos no Brasil com contribuições fundamentais para a evolução da indústria automotiva, enquanto a Marcopolo chegou aos 75 anos de uma jornada que partiu da improvisação e rompeu barreiras comerciais e tecnológicas para se transformar em uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo.
Na entrevista From The Top deste mês – que também pode ser assistida no videocast de AutoData no YouTube – a conversa é com Mauro Correia, CEO da HPE Automotores, fabricante de veículos Mitsubishi que recentemente divulgou plano de investimento de R$ 4 bilhões para aumentar a produção local, lançar novos produtos e ampliar a rede.
Também cobrimos o lançamento do novo Peugeot 2008, SUV compacto agora produzido na Argentina que traz novas expectativas para a marca no Brasil.
AutoData está disponível para leitura on-line (aqui) ou para baixar o arquivo em PDf (aqui). Agradecemos a leitura e já estamos trabalhando na revista de setembro. Até lá!