Em destaque

ArcelorMittal desenvolve peça para suspensão feita de aço reciclado

Fabricada em Barra Mansa, RJ, barra chata mola é usada na produção de feixes de mola para a suspensão de veículos pesados

São Paulo – A ArcelorMittal desenvolveu, em sua fábrica de Barra Mansa, RJ, produto com aço 100% reciclado em processo que utiliza apenas energia renovável. Trata-se da barra chata mola, um perfil de aço laminado aplicado na fabricação de feixes de mola para a suspensão de veículos pesados, como caminhões.

Parte do programa global XCarb, que visa a reunir esforços do grupo com a missão de reduzir e neutralizar os lançamentos de gases de efeito estufa na cadeia do aço, a barra chata mola foi elaborada em parceria com a AESA, fabricante de feixes de mola para o setor automotivo que também busca reduzir as suas emissões.

O processo de transformação do aço em feixes de mola não utiliza energia fóssil: a fonte é o biometano, produzido a partir da purificação do biogás, que neste caso é feito a partir da vinhaça. A barra chata mola, o primeiro item da linha XCarb para o setor automotivo, reduz em pelo menos 60% as emissões de CO2, segundo a ArcelorMittal.

De acordo com a AESA o objetivo é trabalhar o produto no modo retornável, implementando rede de recolhimento da mola para fornecer à ArcelorMittal sucata selecionada, com liga de qualidade e sem mistura, fechando todo o ciclo de maneira sustentável.

A empresa já fornece cerca de 90 toneladas por mês de outros tipos de sucata para a ArcelorMittal, volume que pode vir a crescer.

vwco

Notícias relacionadas

vwco
vwco

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

vwco