Indicados são Fiat Pulse, GWM Tank 300, Nissan Kicks e Volkswagen Tera
Referência do segmento
O Fiat Pulse é responsável por protagonizar algumas das maiores revoluções da marca ao longo dos últimos anos. O primeiro SUV da Fiat no Brasil foi um projeto desenvolvido sob medida para o nosso mercado. Em 2024, juntamente com o Fastback, o Pulse ampliou o acesso à tecnologia híbrida. Sucesso desde o seu lançamento, ele já atingiu o marco de 200 mil unidades produzidas, e agora, o modelo que é reconhecido por oferecer alto nível de tecnologia, performance e um design marcante, chega com novidades na linha 2026 para ficar ainda mais competitivo.
Com uma grade frontal redesenhada com linhas verticais, nova grade inferior e para-choque redesenhado, o modelo apresenta visual mais moderno e imponente. A atualização não é apenas estética: a versão Impetus T200 Hybrid passou a oferecer o pacote Sunroof, com teto panorâmico, elevando o conforto e a sensação de sofisticação do veículo.
Para a linha 2026, a Fiat trouxe novas versões para a gama do Pulse. A versão Drive 1.3 MT, equipada com o icônico motor Firefly, retorna como opção de entrada da linha, permitindo ainda mais acessibilidade ao modelo. Já a nova versão Turbo 200 AT ocupa posição de entrada do conhecido e cultuado motor turbo. Com o motor mais potente da categoria, o modelo entrega 130 cv de potência e 200 Nm de torque quando abastecido com etanol. Com essa nova versão, além de ampliar seu lineup, a marca traz uma versão ainda mais acessível ao consumidor, incluindo o canal PcD. Com o novo lineup, o Pulse se consolida como um modelo extremamente versátil, que tem em sua gama três opções de motorização com o 1.3 Firefly, T200 e T200 Hybrid, sendo esta última, a única opção híbrida da categoria.
Internamente, o Pulse 2026 recebeu melhorias pontuais, como o revestimento em couro nas portas da versão Impetus e o interior escurecido na versão Drive 1.3 MT, aumentando a percepção de qualidade. A versão Audace ganhou novas rodas, reforçando o apelo visual do modelo. Todas essas atualizações consolidam o Pulse como um produto que evoluiu alinhado às demandas do consumidor brasileiro, combinando design, tecnologia e opções de motorização híbrida, reforçando seu potencial para se destacar no mercado.
Em segurança, o modelo oferece o ADAS a partir da versão Audace como opcional e standard na Impetus, em pacote que inclui frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, e a comutação dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.
Jipão raiz
Com o Tank 300, lançado em abril, a GWM iniciou sua segunda fase de lançamentos no Brasil. Equipado com motor híbrido plug-in (elétrico + 2.0 turbo a gasolina) que entrega 394 cv e 750 Nm de torque, o modelo tem autonomia de até 75 km no modo elétrico.
Oferece recursos avançados como bloqueio eletrônico de diferenciais, marcha reduzida, Tank Steering e impressionante capacidade off-road, sua plataforma Hi4T é exclusiva para uso fora de estrada e objetiva atingir principalmente o mercado agropecuário.
Internamente, alia sofisticação e conforto com acabamento refinado, bancos com massagem, isolamento acústico e dois displays de 12,3.
Passo adiante
O novo Nissan Kicks marca a evolução de um dos SUVs mais vendidos do Brasil, com design renovado, mais tecnologia e eficiência. Produzido em Resende (RJ), o modelo é equipado com motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros com 125 cv e câmbio de dupla embreagem com modo Sport, garantindo boa performance com baixo consumo — média de 14,3 km/l na estrada (gasolina).
O novo Kicks traz pacote completo de segurança ativa, com alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa, além de seis airbags de série. A conectividade é garantida por uma central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay, integrada a um painel de instrumentos digital.
Com novo design frontal e traseiro, rodas de até 17”, e acabamento interno aprimorado, o SUV entrega sofisticação sem perder o foco na acessibilidade. O lançamento impulsionou a presença da Nissan no segmento de SUVs compactos, fortalecendo sua posição estratégica no mercado nacional.
Fusca, Gol e Tera
Foi a própria Volkswagen que o colocou na mesma prateleira de Fusca e Gol já no ato da apresentação. Não é pequena a expectativa da marca, portanto, com seu novo SUV, ou SUVW, como ela gosta de nomear. Não é à toa que é, até agora, o modelo VW mais falado no mundo em 2025. A Volkswagen investe R$ 20 bilhões na Região América do Sul até 2028, com foco na renovação do portfólio – serão 21 lançamentos, com destaque para o desenvolvimento de produtos híbridos locais, em linha com o plano global de descarbonização. A empresa investe permanentemente em mobilidade sustentável, conectividade e digitalização como tópicos estratégicos
Chega em quatro versões, com preços entre R$ 100 mil e R$ 140 mil, posicionando a marca estrategicamente na entrada do segmento de SUVs compactos, que já representa 25% das vendas de veículos leves no Brasil.
Fabricado em Taubaté, o modelo foi 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil. Gerou 260 novos empregos para aquela planta, dos quais 40% são mulheres, além de 2.600 empregos indiretos na cadeia de fornecedores – são exatas 241 empresas de autopeças que suprem a produção do modelo. Para a chegada do Tera, a VW fez investimentos em todas as áreas de produção e logística da fábrica de Taubaté.
Ele fez realmente muito barulho. No Open Doors de vendas, registrou 12 mil pedidos em 50 minutos. Foi o maior da história da Volkswagen do Brasil. E o sucesso tende a atravessar fronteiras: o Tera já começou a ser exportado para mais de 20 países.
Todas as versões contam com um pacote completo de segurança: seis airbags, frenagem automática de emergência (AEB), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), detector de fadiga e monitor de pressão dos pneus. Nas versões mais equipadas, Comfort e High, há ainda controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente ativo de permanência em faixa.
Além de conectado, o Tera eleva a experiência do cliente, por meio da Inteligência Artificial com o inédito assistente virtual Otto, uma nova forma de pensar, dirigir e interagir com o mundo. O Otto estreia no sistema VW Play, desenvolvido no Brasil em parceria com a Accenture. A Volkswagen é a primeira marca no Brasil com lA automotiva própria.