Conheça os finalistas de Fornecedores de Peças, Sistemas e Componentes
Os finalistas são BorgWarner, Knorr-Bremse e ZEN
BorgWarner 50 anos no Brasil
BorgWarner celebrou 50 anos de presença industrial no Brasil, consolidando-se como referência em tecnologias que impulsionam a eficiência e a descarbonização veicular. Desde 1975, a empresa produziu 8 milhões de turbocompressores, além de 6 milhões de embreagens viscosas e ventiladores, e outras 6 milhões de correntes de sincronismo. O coração das operações segue sendo o turbo, cuja produção nacional foi decisiva para viabilizar o primeiro motor turboflex no Brasil em 2015 — o 1.0 do Volkswagen Up!, depois adotado em quase toda a linha da marca.
Com desenvolvimento e inovações que contribuíram para a eficiência e a sustentabilidade do setor automotivo nacional, como o pioneirismo na fabricação de turbocompressores para motores flex de baixa cilindrada, a BorgWarner é hoje a maior fabricante desse componente no Brasil e responsável por cerca de 50% dos turbos que equipam motores flex turbinados no país. Os principais clientes, atualmente, além da própria Volkswagen, são Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot, Renault e Nissan.Para o segmento de pesados a empresa também inovou ao fabricar no país turbocompressores com a tecnologia ball bearing, que contribui para o aumento da eficiência da turbina e a redução do consumo de combustível e de emissões, auxiliando as montadoras a atenderem às normas de emissões Proconve P-8. A estratégia da BorgWarner no Brasil acompanha a visão global da companhia, cujo portfólio é amplamente voltado à redução de emissões, correspondendo a 87% da receita global em 2023. No país, a empresa também está preparada para atender veículos comerciais eletrificados com sistemas de baterias montados na unidade de Piracicaba/SP. Dessa forma, meio século depois de sua chegada ao Brasil, a BorgWarner reafirma seu papel como agente da transição energética no setor automotivo.
Extra-pesados mais seguros
Líder mundial em sistemas de frenagem e fornecedora de subsistemas para veículos ferroviários e comerciais, a Knorr-Bremse acumula mais de um século de história e está presente em mais de 30 países, oferecendo soluções inovadoras que garantem segurança, eficiência e sustentabilidade. Reconhecida por sua excelência tecnológica, a companhia de origem alemã mantém-se na vanguarda do desenvolvimento de sistemas de última geração, atendendo às mais rigorosas normas internacionais e moldando o futuro da mobilidade. Um exemplo recente dessa liderança tecnológica ocorreu no Brasil: com a obrigatoriedade do sistema de antitombamento para reboques e semirreboques, a Knorr-Bremse saiu à frente e nacionalizou o iTEBS® X, sistema de controle eletrônico de freios que redefine padrões de segurança, eficiência e sustentabilidade para o transporte pesado, reduzindo significativamente o risco de tombamento.
O iTEBS® X reúne funcionalidades exclusivas, como controle de estabilidade (RSP/RSS), sistema antibloqueio de rodas (ABS) e monitoramento inteligente de pneus (iTPMS), elevando segurança e eficiência operacional. Outro diferencial é a possibilidade de remanufatura do módulo eletrônico, o que reduz custos para frotistas e prolonga a vida útil dos componentes. Para viabilizar a produção local, a subsidiária brasileira investiu R$ 18 milhões em engenharia e estrutura fabril em Itupeva (SP), tornando-se a primeira unidade fora da Europa a fabricar o módulo. A linha de montagem já opera em dois turnos, com capacidade inicial de 35 mil unidades por ano e planos de expansão, incluindo exportações para toda a América Latina.
Com mais de 800 colaboradores na planta de Itupeva, que também produz soluções para o mercado ferroviário de carga e passageiros, a expectativa é de que o novo sistema tenha impacto expressivo no mercado regional e global.
Desenvolvido como plataforma global e adaptado à realidade brasileira, o iTEBS® X incorpora tecnologia de hardware e software específica para suspensões mecânicas, mistas e pneumáticas, predominantes na América Latina. O sistema oferece pacote de dados de reboques e semirreboques que pode ser integrado aos sistemas de telemetria existentes.
Disponível em diversas OEMs, o iTEBS® X também está em negociação para retrofit, possibilitando que frotas mais antigas se beneficiem do aumento de segurança e eficiência proporcionado pela tecnologia Knorr-Bremse.
Ampliação na planta da ZEN
A ZEN, empresa brasileira com sede em Brusque (SC), amplia sua planta industrial em 6 mil m², como parte de um ciclo de investimentos de R$ 150 milhões visando aumentar a eficiência produtiva e reforçar seu compromisso com inovação e sustentabilidade. A empresa está investindo em equipamentos modernos, como uma prensa horizontal de 1.200 toneladas e seis estágios, o que amplia sua capacidade produtiva.
Essa ampliação reflete a transformação que vem ocorrendo na empresa. Nos últimos anos, a ZEN vem reposicionando sua marca para além da atuação tradicional. Fundada em 1960, a ZEN exporta para mais de 70 países e mantém unidades nos Estados Unidos, México, Panamá, Europa e China. No Brasil, além da fábrica em Santa Catarina, a empresa inaugurou recentemente um escritório comercial em São Paulo, como parte da estratégia de aproximação com clientes e mercados.
A ZEN atua com forjamento e usinagem a frio, quente e morno. A empresa atende o mercado elétrico e mecânico com mais de 18 linhas de produtos voltados ao segmento de veículos leves, pesados, motocicletas, agrícolas e náuticos. Possui uma ampla gama de produtos destinados ao segmento OEM e IAM, como impulsores, polias, tensores, anéis ABS, relés de partida, induzidos, motores de partida, alternadores, correias, rolamentos, entre outros. A nova unidade conta com equipamentos de última geração, incluindo uma trefila de alta potência, uma das mais tecnológicas da América Latina, capaz de detectar variações no material em tempo real, elevando o padrão de qualidade e eficiência.
No aspecto ambiental, o processo de lubrificação é inovador e livre de ácidos, tornando essa etapa da planta uma das poucas no mundo com essa tecnologia ambientalmente correta. A linha de fosfatização elimina o uso de ácido e reutiliza a água de enxágue em três etapas, minimizando o impacto ambiental e a geração de efluentes. A fábrica foi projetada para minimizar impacto sonoro, com estrutura pré-moldada, paredes reforçadas e telhas termoacústicas.
Além de moderna, a unidade conta com ventilação e controle térmico eficientes, promovendo ambiente de trabalho saudável. Com essa expansão, a ZEN atenderá ainda melhor às demandas do mercado, fortalecendo sua atuação global como uma indústria responsável e conectada ao futuro.