Conheça os finalistas de Veículos Comerciais de Passageiros
Indicados são Mercedes-Benz eO500UA, Mercedes-Benz OF 1621, Scania K410 e Volare Fly 10 GV
Primeiro articulado EV
A Mercedes-Benz do Brasil deu um passo estratégico rumo à mobilidade sustentável com o lançamento do eO500UA, seu primeiro ônibus elétrico articulado. Com piso baixo e carroceria para 18 metros de comprimento, capacidade para mais de 120 passageiros e autonomia de até 300 km com 7 packs de bateria, o modelo foi desenvolvido, o modelo foi desenvolvido no País e é produzido em São Bernardo do Campo (SP), com foco no transporte urbano de alta demanda, com previsão de chegada ao mercado em 2026.
“O nosso primeiro elétrico articulado, irmão maior do eO500U que já circula pelas ruas de São Paulo, está sendo desenvolvido e será produzido no Brasil, em nossa fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Este veículo deverá começará a circular no País em 2026 e será exportado para países da América Latina. Dessa forma, estamos expandindo o portfólio de elétricos. Trata-se de mais uma brilhante e marcante conquista do nosso time brasileiro”.
Mostrado pela primeira vez na LatBus 2024, o modelo amplia o leque de soluções de eletromobilidade para o País e a América Latina. Equipado com dois motores elétricos nos eixos centrais e tecnologia de freio regenerativo, o eO500UA entrega operação silenciosa, zero emissões locais e baixo custo de manutenção. O projeto brasileiro é o primeiro do grupo Daimler fora da Alemanha voltado para ônibus articulados elétricos.
A estreia nas ruas ocorre em São Paulo, onde os primeiros modelos já operam em corredores de ônibus. Com apoio da Eletra no fornecimento dos sistemas de tração e baterias, o eO500UA atende às metas da cidade de eletrificar a frota até 2038. O modelo reforça o papel da engenharia brasileira na transição energética e será exportado para outros mercados da América Latina.
Na visão da empresa, quatro pilares precisam funcionar ao mesmo tempo para que a eletrificação seja possível: tecnologia, infraestrutura, financiamento e políticas públicas. “Hoje, cada município brasileiro vive uma realidade diferente, o que dificulta a adesão da eletrificação com maior velocidade e abrangência. Nós contamos com o apoio das autoridades públicas, da cadeia de suprimentos e de outros elos do setor para acelerar o desenvolvimento da infraestrutura, como também de uma ampla rede de recarga de energia”, comenta Achim Puchert.
Sob medida
Desenvolvido para o segmento de fretamento contínuo, o chassi Mercedes-Benz OF 1621 chega com motorização BlueTec 6, atendendo ao Proconve P8 e reforçando o compromisso da marca com a mobilidade sustentável. A solução mantém características de eficiência e excelente custo/benefício, agregando os benefícios ambientais derivados da redução de emissões. O motor OM 924 LA é o mesmo do OF 1721, conhecido por sua força, robustez e desempenho: potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque máximo de 780 Nm (1.200 a 1.600 rpm), com câmbio G-90 de 6 marchas. Este motor possui polia com canaleta adicional para acionamento do compressor de ar-condicionado, ideal para fretamento.
“A Mercedes-Benz é a primeira marca que trouxe para o mercado um veículo completamente dedicado ao serviço de fretamento contínuo”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O projeto foi realizado em parceria com encarroçadores, visando a otimização do tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Além disso, os clientes também foram ouvidos, contribuindo muito para a assertividade do desenvolvimento desse produto”.
Com entre-eixos de 5.950 mm e PBT de 16,5 toneladas, o OF 1621 pode receber carrocerias de até 12,5 metros de comprimento. Esta configuração permite montagem de até 48 assentos para passageiros, mais o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
O OF 1621 vem pronto para encarroçamento, com sistemas completos de segurança e conforto, como ABS, ESP, freio-motor auxiliar e assistência de partida em rampa. Um produto completo, eficiente e ambientalmente responsável para o transporte corporativo.
O modelo possui balanços dianteiro e traseiro mais curtos e entre-eixos de 5.950 mm. Com isso, foi possível acomodar os equipamentos, como tanque de combustível de 300 litros, tanque de ARLA de 25 litros, bateria de 170 Ah e preparação para ar-condicionado, de tal forma que não há necessidade de corte das longarinas e do cardã para alongamento do chassi. Como consequência, o OF 1621 diminui a necessidade de retrabalhos e facilita o acoplamento da carroceria de forma rápida, com menor custo de aquisição e melhor custo/benefício.
Economia substantiva
O chassi Scania K410 6×2 consolidou-se como o principal produto rodoviário da marca nos últimos dois anos, respondendo por até 60% das vendas de ônibus da Scania no Brasil no período. Seu sucesso está na combinação de potência, eficiência e equilíbrio operacional, ideal para aplicações em linhas intermunicipais, interestaduais e turismo.
O modelo tem sido muito bem avaliado pelos clientes, principalmente pela entrega de uma economia de combustível significativa frente à gama anterior. Ele oferece um custo total de operação imbatível no mercado: proporciona até 8% de economia de combustível em ônibus rodoviários – sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 1% da caixa automatizada Scania Opticruise.
Com motor XPI de 13 litros e 410 cv, entrega torque de 2.150 Nm em baixas rotações, o que resulta, além do baixo consumo, também em excelente desempenho. O motor possui sistema de injeção múltipla XPI e lay shaft brake (troca de marchas 45% mais rápidas), evolução do sistema de segurança ADAS e novos sensores (alertas de ponto cego e de pedestres), atualizações das caixas de câmbio Scania Opticruise, chassi mais leve e área do motorista redesenhada e aprimorada (painel, volante e pedais).
Sai equipado com acelerador Inteligente de fábrica, tecnologia que reduz o consumo de combustível em 3%, e freio auxiliar Retarder. Traz um equilíbrio perfeito de motor, baixo consumo, segurança, conforto e disponibilidade na operação. Em 2025, tem sido responsável por cerca de 50% das vendas de todos os modelos de ônibus da marca. Da mesma forma que no ano passado, é o campeão de vendas da marca.
A configuração 6×2 garante conforto, estabilidade e maior capacidade de carga, enquanto a versatilidade permite integração com carrocerias de dois andares, como Marcopolo G8 e Comil Invictus. Equipado com direção eletro-hidráulica, o K410 6×2 oferece facilidade nas manobras e uma experiência de condução mais segura e confortável. Já está equipado com o novo painel digital 12,3” com alta tecnologia.
Sua ampla aceitação no mercado reforça o papel da Scania como referência em tecnologia, desempenho e sustentabilidade no transporte de passageiros no Brasil.
Volare movido a GV (GNV/Biometano)
Com 27 anos de atuação no mercado, a Volare é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A que tem como finalidade a produção de micro-ônibus para os segmentos escolar, fretamento, turismo, rural e urbano. Os veículos têm configurações de 6 a 12 toneladas, produzidos de acordo com a necessidade de cada cliente. São mais de 40 pontos de atendimento no Brasil e 20 no exterior, com assistência técnica especializada. Pioneira na fabricação de veículos comerciais leves, a companhia possui unidades fabris em Caxias do Sul/RS e em São Mateus/ES.
Tem revelado uma busca incessante por novas tecnologias para garantir o protagonismo na transição energética do transporte de passageiros. Os resultados são muito positivos. Uma das novidades exibidas ao mercado pela Volare ficou conhecida na Agrishow 2025, principal evento de tecnologia para o agronegócio na América Latina, realizado em Ribeirão Preto (SP).
Uma das maiores atrações do estande da marca foi o Fly 10 GV, modelo movido à GNV e biometano. O modelo combina tecnologia avançada e eficiência, cujas primeiras unidades já estão em operação nas cidades de Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG). Além de proporcionar economia operacional, o modelo reduz drasticamente as emissões de material particulado (redução de 96%) e dos gases (84%) que causam o efeito estufa. Desenvolvida ao longo de quatro anos, representa uma alternativa viável e ambientalmente responsável, com aplicação possível em qualquer região do país.
O Volare Fly 10 GV está disponível para os segmentos urbano, executivo e escolar, com a possibilidade de ser expandido para outros modelos do portfólio da marca. O veículo possui três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que representa autonomia de até 450 quilômetros, dependendo da aplicação.
A novidade reforça o compromisso da Volare com a descarbonização do transporte coletivo de curta distância. A fabricante já oferece o Attack 10 com opções híbrida, elétrica e flex, e planeja expandir a solução a gás para outros modelos de seu portfólio. A adoção do Fly 10 GV por prefeituras e operadores urbanos reforça o papel estratégico da Volare na transição energética do transporte público no Brasil.