Conheça os finalistas de Veículos Comerciais de Carga
Indicados são Iveco S-Way, Scania P 280 e Volkswagen Constellation 20.480 4x2
O sucesso do Iveco S-Way
O Iveco S-Way vem se consolidando como um dos caminhões pesados mais avançados produzidos no Brasil. Equipado com motor Cursor 13, da FPT Industrial, está disponível em três versões — 4X2, 6X2 e 6X4 — com potências variando entre 480 e 540 cv, adequadas às diversas missões do transporte rodoviário no Brasil. O modelo é equipado com transmissão automatizada ZF TraXon de 12 marchas, garantindo alto desempenho e eficiência energética.
Neste ano, o modelo celebrou uma grande conquista: a comercialização de seis mil unidades. O melhor caminhão já fabricado pela montadora no país se diferencia por atributos que o tornam a opção ideal para transportadores e autônomos: potência, economia de combustível e tecnologia de ponta. Testado em mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados, o modelo atual se destaca por consumir até 15% menos combustível que sua geração anterior.
Além disso, a versão com suspensão pneumática (disponível nas versões 4X2 e 6X2) é ideal para o transporte de cargas frágeis. A linha S-Way também conta com a versão NG, movida a gás natural e biometano, que contribui para a descarbonização do transporte de cargas e reforça o compromisso da marca com sustentabilidade e menor emissão de poluentes.
Projetado para conforto e segurança, o S-Way traz cabine espaçosa, ar-condicionado digital, bancos ergonômicos e avançados sistemas de assistência, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Produzido em Sete Lagoas (MG), é o principal modelo da Iveco no Brasil, unindo tecnologia, desempenho e responsabilidade ambiental. Uma escolha estratégica para transportadores que buscam excelência operacional e sustentabilidade.
O Iveco S-Way oferece um pacote avançado de soluções por meio do Iveco On, ferramenta de conectividade focada na gestão de frotas, manutenção e serviços. Esta solução apresenta uma taxa de 100% de adesão entre os clientes que adquiriram o modelo. A conectividade permite o uso de uma série de recursos e tecnologias embarcadas, como inteligência artificial, para facilitar o dia a dia de quem está na estrada, promovendo rentabilidade e proporcionando uma experiência única ao transportador. Desde seu lançamento em 2023, o IVECO ON gerou uma economia de 115 milhões de reais em consumo de combustível para os clientes e contribuiu para a redução de 50 mil toneladas de CO2 por ano no meio ambiente.
Aposta da Scania
Apresentado na última Fenatran, o semipesado P 280 constituiu a principal aposta da Scania para ampliar sua participação no mercado brasileiro. A nova linha P 280 vem equipada com motor inédito de 7 litros e versões 4X2, 6X2 e vocacional 6X4 XT. O novo motor de 6 cilindros em linha entrega desempenho e eficiência voltados a operações urbanas, regionais e aplicações na construção civil leve. A unidade motriz tem duas opções de potências: 250cv com torque de 1.100 Nm e 280 cv com torque de 1.200 Nm (4×2 e 6×2). São modelos que oferecem os maiores torques da categoria.
A transmissão G25 automatizada com 14 marchas, com troca de marchas mais rápidas e precisas, tem sistema de controle que seleciona automaticamente a velocidade ideal para cada situação de condução. As etapas de desempenho do Scania Opticruise, com super crawler e overdrive como padrão, são projetadas para suportar um torque mais alto em menores rotações do motor proporcionando menor consumo de combustível.
Os semipesados da marca são amplamente reconhecidos não apenas pela eficiência e robustez, mas também pelo conforto e pela eficiência operacional. O modelo P 280 6×2 é equipado com suspensão pneumática traseira, permitindo o ajuste da altura do baú em relação à doca, facilitando o carregamento e descarregamento das mercadorias, além de oferecer maior proteção à carga, reduzindo os danos que ela pode sofrer durante o trajeto. Adicionalmente, a fabricante reduziu a tara do caminhão em 600 quilos, o que possibilitou um aumento de aproximadamente 7% na capacidade de carga.
Toda a linha já incorpora a nova arquitetura eletrônica da Scania, com painel digital de 12,3 polegadas, central multimídia com suporte para 5G e atualizações remotas. O sistema permite a instalação de rastreadores e câmeras direto de fábrica, sem interferências na estrutura elétrica. Oferece alta resolução para melhor visibilidade e segurança na condução, incluindo novos campos programáveis e funções integradas com o implemento. A nova Multimídia Scania, na dimensão de 10,1, oferece conectividade integrada, bluetooth e conectores USB C, rádio, Apple CarPlay e Android Auto. Isso tudo além de permitir controlar a suspensão do veículo, acionar o ar-condicionado, as luzes internas e a tomada de força, entre outras funcionalidades. Com esse lançamento, a Scania reforça sua estratégia de crescimento em novos nichos de mercado e eleva o padrão tecnológico dos semipesados no Brasil.
Extra-pesado de nicho
Desenvolvido para operações rodoviárias de médias e longas distâncias, o novo Constellation 20.480 4×2 foi lançado no final de 2024, durante a Fenatran. Repleto de tecnologias, o modelo redefine a presença da Volkswagen Caminhões e Ônibus no segmento extrapesado. O novo cavalo-mecânico tem capacidade para até 56 toneladas e incorpora o conceito que consagrou a linha: “menos você não quer, mais você não precisa”.
Com 56 ton de PBTC, o modelo posicionou-se num segmento intermediário frente à oferta que a montadora apresentava: antes, as opções eram de 45 ton ou, já na versão 6×2, 58,5 ton. O novo extrapesado 4×2 da montadora tem como um de seus maiores destaque o motor D26 de 13 litros, 480 cavalos e torque de 2.400 Nm, o mais potente da categoria.
Aliando força e economia, traz também a transmissão automatizada V-Tronic de 12 velocidades e alto nível de eletrônica embarcada, com opção de modos de condução e tecnologia preditiva para troca de marchas, visando a uma maior eficiência da operação e consumo. Tudo de série. Está equipado ainda com freio motor auxiliar de 428 cavalos para garantir ainda mais performance.
Com entreeixos de 3.600 mm, todo o conjunto do chassi está reforçado e pronto para encarar as mais severas aplicações. Todos os componentes foram otimizados para a maior capacidade de carga, com nova longarina, travessas e quinta-roda para facilitar engates dos implementos. Dois tanques de alumínio de 470 litros de combustível compõem o veículo para agilizar a logística operacional, garantindo a maior autonomia da categoria. Além disso, inclui o sistema Predictive Shifting com GPS, sensor de inclinação, Eco-roll e modo manobra, que melhora o consumo.
A suspensão pneumática integral com quatro bolsões também vai agregar comodidade e conforto para o motorista, além de beneficiar a segurança da carga. É otem de série, inclusive. O modelo já chega com um sistema inteligente de leitura da carga por eixo e com a possibilidade para redistribuição de forma a equilibrar o peso em cada eixo. Adicionalmente, o motorista tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento do veículo. Tudo executado remotamente de dentro da cabine.