AutoData - JAC e HPE serão parceiras na produção do T40
Mercado
17/04/2018

JAC e HPE serão parceiras na produção do T40

Imagem ilustrativa da notícia: JAC e HPE serão parceiras na produção do T40
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

A JAC Motors assinará, esta semana, contrato de parceria com a HPE, empresa que produz veículos Mitsubishi e Suzuki em Catalão, GO. Será nessa unidade que o modelo T40, um SUV, passará pelos processos de soldagem e pintura antes de seguir para a futura fábrica da JAC de Itumbiara, GO, para que as demais etapas da produção sejam executadas.

 

O veículo será o primeiro JAC made in Brazil, com produção prevista para o início de 2020. A unidade, a partir da assinatura do contrato com a HPE, passará por reformas no segundo semestre deste ano antes da instalação da linha de montagem do SUV.

 

A unidade de Itumbiara, conforme antecipou AutoData em dezembro, será a primeira da JAC fora da Ásia e demandará investimento de R$ 200 milhões. No espaço chegou a funcionar unidade da própria HPE antes de a empresa decidir-se pela mudança para Catalão, em 2015, onde produz o Suzuki Jimny, a picape Mitsubishi L200, o sedã Lancer e o utilitário esportivo ASX.

 

De acordo com Sérgio Habib, presidente da SHC, empresa que representa a JAC no Brasil, a parceria com a HPE ajuda a acelerar a localização da produção do T40: “Unidades que comportam pintura e soldagem demandam tempo e investimento, e precisamos lançar o produto no mercado. No futuro, com ganho de volume e escala, poderemos centralizar na nossa fábrica os processos que, à princípio, serão feitos pela HPE”.

 

Com a parceria a HPE ocupará parte de sua capacidade ociosa, hoje em torno de 70% devido à queda do mercado de veículos nos últimos anos. Em 2017 a unidade chegou a ficar paralisada durante treze dias por causa de greve, o que reduziu, ainda mais, deu volume de produção.

 

Após a reforma pela qual passará a fábrica de Itumbiara a JAC dará início à montagem do T40 em CKD enquanto a linha de produção é instalada. Lá também deve ser produzido outro modelo SUV, o T50, que será importado em um  primeiro momento e tem lançamento previsto para junho. Em dezembro, será lançado aqui o T80 que, segundo Habib, deverá concorrer com o Hyundai Santa Fe.

 

Enquanto a empresa estrutura sua produção a SHC avança no desenvolvimento da rede de concessionários JAC. A empresa, que afora a JAC também possui negócios em vendas de veículos multimarca, anunciou em março rompimento do contrato de venda que mantinha com a Citroën. Algumas dessas lojas serão fechadas e outras incorporadas à nova rede JAC: no fim do ano serão 41 lojas, sendo 21 de propriedade da SHC e as demais sob adminstração de parceiros.

 

Foto: Divulgação.