AutoData - JCB atinge a produção de 500 mil motores no mundo
Motores
18/12/2017

JCB atinge a produção de 500 mil motores no mundo

Imagem ilustrativa da notícia: JCB atinge a produção de 500 mil motores no mundo
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A JCB produziu, até dezembro, 500 mil motores a diesel de quatro cilindros que, postos lado a lado, cobrem a distância entre Londres e Paris. O anúncio foi feito na segunda-feira, 18, pela empresa por comunicado. Segundo Lord Bamford, presidente da JCB, “termos o total controle sobre a tecnologia e produção de nossos motores nos garante liberdade para inovar e oferecer aos nossos clientes motores que sejam limpos, de baixo consumo, fácil manutenção e econômicos”.

 

A empresa vende máquinas retroescavadeiras e é fabricante de equipamentos para construção civil. Tem 23 fábricas em quatro continentes que produzem mais de 300 modelos de máquinas diferentes. A fábrica no Brasil fica em Sorocaba, SP, atende a toda a América Latina e produz retroescavadeiras modelos 3CX e 4CX, escavadeiras hidráulicas de esteira JS 210, JS 220LC e JS 235LC, Loadall 540-170 e 535-125 e pás carregadeiras 422ZX.

 

No Brasil, todas as máquinas produzidas pela empresa levam o motor JCB, conforme explica Marcus Marchesin, diretor de operações no Brasil: “Nossa posição de liderança vai além da produção e comercialização de máquinas. Os acessórios e componentes JCB são desenvolvidos de acordo com padrões de qualidade global, ou seja, garantimos a disponibilidade de peças e equipamentos em todos os locais onde a empresa está presente com o mesmo selo de alta qualidade e excelência operacional”. 

 

Os motores a diesel de quatro cilindros começaram a ser produzidos pela linha da JCB Power Systems, localizada em Derbyshire, Inglaterra, em novembro de 2004. Nesta época, a produção destes equipamentos dependia inteiramente de fornecedores externos. Hoje, os motores JCB alimentam mais de 70% das máquinas que a empresa fabrica e são vendidos para outros fabricantes e para as mais diversas aplicações.

 

No início do ano, a empresa investiu 10 milhões de libras em sua unidade de Foston, Inglaterra, para a construção de novos centros de usinagem e em processos de automação. Esse investimento abriu trinta postos de trabalho e permitiu à JCB Power Systems produzir, pela primeira vez, cabeças de cilindros, blocos de motores e cabeçotes aumentando assim a eficiência do produto e garantindo o alcance de metas de qualidade extremamente exigentes.

 

Em 2017 também foi iniciada a produção de um novo motor JCB de três litros, com baixo consumo de combustível, resultado de um programa de investimento de 31 milhões de libras, incluindo o apoio de 4,5 milhões do Fundo de Crescimento Regional Governamental. Essa é a terceira linha de motores lançada pela JCB desde o início da produção.

 

Foto: Divulgação.