AutoData - Bosch, Vodafone e Huawei fazem parceria
Negócios
25/01/2018

Bosch, Vodafone e Huawei fazem parceria

Imagem ilustrativa da notícia: Bosch, Vodafone e Huawei fazem parceria
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A Bosch, Vodofone e Huawei anunciaram na quinta-feira, 25, em Stuttgart, Alemanha, uma parceria que vai facilitar a comunicação entre carros inteligentes. Por meio da telefonia móvel inteligente é possível melhorar alguns problemas como a necessidade de freadas bruscas pelo motorista e ajudar a prevenir situações potencialmente perigosas e que podem se tornar ainda mais críticas.

 

Conhecida como Cellular-V2X, veículo para tudo, a tecnologia permite que carros se comuniquem por meio da telefonia móvel. Desde fevereiro de 2017, a Bosch, Vodafone e Huawei têm testado novas tecnologias de alta performance na rodovia A9, na Bavária, onde os primeiros testes com módulos 5G estão sendo realizados. Pela primeira vez, as empresas estão demonstrando que sistemas de assistência ao condutor, como o Piloto Automático Adaptativo, o ACC, também se beneficiam da troca direta e instantânea de informações entre os veículos.

 

Até agora, o Cellular-V2X tem sido usado como um sistema de alerta em tempo real para mudanças de faixa ou freadas bruscas. O ACC não apenas avisa o motorista, mas também acelera ou freia o carro automaticamente abrindo caminho para a direção autônoma.

 

Além do alcance dos sensores – O Piloto Automático Adaptativo mantém a aceleração especificada pelo motorista e – graças ao sensor de radar – uma distância pré-definida do veículo à frente. O ACC também detecta e avisa o motorista sobre o outro veículo que entra em sua frente abruptamente, assim que o mesmo se encontra no alcance de detecção do sensor. Quando carros se comunicam diretamente e em tempo real usando o Cellular-V2X é possível detectar este tipo de situação de forma ainda mais rápida.

 

Por meio da telefonia móvel, carros conectados podem transmitir informações diretamente – como sua posição e velocidade – para todos os veículos num raio de mais de 300 metros. Como resultado, o veículo saberá como os condutores ao seu redor se comportam. Se, por exemplo, um carro corta à frente de outro subitamente, o ACC sabe o que está prestes a acontecer mesmo antes do motorista ou do sensor de radar. Dessa forma, o carro ajusta automaticamente sua velocidade para que o veículo à frente entre na faixa sem riscos de colisão. Assim que a distância entre os veículos é reestabelecida, o ACC automaticamente acelera o carro até atingir a velocidade pré-definida pelo sistema.

 

Foto: Divulgação.