Volkswagen investirá € 3,5 bilhões em digitalização

Imagem ilustrativa da notícia: Volkswagen investirá € 3,5 bilhões em digitalização

São Paulo – A Volkswagen anunciou na quinta-feira, 23, investimento de 3,5 bilhões de euro na criação de uma estrutura de serviços digitais. Esta plataforma, que será desenvolvida até 2025, agrupará compartilhamento de veículos, aplicações de estacionamento, entrega de encomendas e outros serviços que podem ser contratados nos automóveis conectados.

 

Com o anúncio a Volkswagen assume papel de protagonismo no setor automotivo no que diz respeito à Internet das Coisas. Criando uma estrutura própria, ou pelo menos centralizando em suas mãos o desenvolvimento dessas tecnologias, a empresa escolhe opção contrária à eleita por outras companhias, que consiste em avançar no universo da digitalização por meio de parcerias com empresas de tecnologia.

 

No comunicado divulgado a Volkswagen disse que utilizará a experiência adquirida como montadora de veículos para desenvolver softwares/sistemas que incluirão seus veículos no contexto da conectividade. A empresa afirmou, ainda, que os veículos “serão cada vez mais dispositivos digitais sobre rodas”.

 

Michael Jost, diretor de estratégia da Volkswagen, observou que o software e os serviços marcarão uma nova fase da indústria automotiva, e que será necessário “reinventar o automóvel de algumas maneiras”.

 

Isso inclui uma arquitetura de tecnologia da informação dentro do veículo. Essa arquitetura dispensa um grande número de sistemas que funcionam de forma separada nos automóveis. No futuro será apenas um sistema operacional, como acontece nos computadores domésticos. No caso da montadora será desenvolvido nos próximos anos o vw.OS, o sistema operacional Volkswagen.

 

A empresa enxerga 2020 como seu ponto de virada. Hoje cerca de 1,5 milhão de veículos sem acesso on-line já podem se conectar à internet por meio da solução de retrofit Volkswagen Connect. Em dois anos a Volkswagen começará a conectar toda a sua frota.

 

Foto: Divulgação.