Exportações puxam produção argentina

Imagem ilustrativa da notícia: Exportações puxam produção argentina

São Paulo – O ritmo das fábricas de veículos na Argentina recuou 11,8% em outubro na comparação com o mesmo do mês do ano passado. Segundo dados divulgados pela Adefa, associação que representa as montadoras locais, saíram das linhas de produção, no mês, 38,7 mil automóveis e utilitários.

 

Com relação a setembro houve melhora de 3,7%, mesmo índice alcançado quando comparado o acumulado de 2017 com o de 2018: nos primeiros dez meses do ano a produção chegou a 409,4 mil unidades.

 

Quem puxa esse crescimento no ano é o mercado externo: em outubro as exportações somaram 22 mil unidades, alta de 4% com relação a outubro de 2017 – mas 5,6% a menos do que o volume de setembro. De janeiro a outubro as exportações chegaram a 220,4 mil veículos, alta de 27,9% sobre igual período do ano passado.

 

Abalado pela crise que se instalou no país no fim do primeiro semestre o mercado doméstico reverteu a curva de crescimento. Só em outubro a queda mensal de vendas a concessionários, comparada com outubro de 2017, chegou a 50%, para 37,2 mil veículos. No acumulado do ano o recuo é de 16%, com 600,3 mil automóveis e utilitários faturados para a rede de concessionárias da Argentina.

 

Foto: Divulgação.