AutoData - FCA entra em projeto para desenvolver ligas de alumínio
Negócios
21/02/2020

FCA entra em projeto para desenvolver ligas de alumínio

Imagem ilustrativa da notícia: FCA entra em projeto para desenvolver ligas de alumínio
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – Uma parceria da FCA com instituições e fornecedores busca desenvolver ligas de alumínio para serem aplicadas em veículos, atendendo a objetivos de eficiência energética e com potencial de exportação. A fabricante assinou convênio na quinta-feira, 20, na sede da Fiemg, Federação das Indústrias de Minas Gerais, com o CIT-Senai, Centro de Inovação e Tecnologia do Senai, e a Embrapii. Participam do projeto, também, a CBA, Companhia Brasileira de Aluminio, Novelis, Aethra e 6PRO Virtual and Practical Process.

 

Recursos do Rota 2030 serão aplicados no desenvolvimento da liga, que atenderá a demandas da área de carroceria, na estrutura dos veículos. Segundo João Irineu Medeiros, diretor de segurança veicular e conformidade regulatória da FCA América Latina, o objetivo é fomentar inovações na cadeia ao impulsionar o desenvolvimento local de tecnologias:

 

“Principalmente levando-se em consideração as metas apresentadas pelo Programa Rota 2030 nas áreas de eficiência energética e segurança veicular”.

 

O alumínio tem características que permitem que seu peso seja inferior ao comparado com ligas de aço, além de absorver mais energia. A busca por eficiência energética é uma das diretrizes do Rota 2030 e a redução de peso nos veículos contribui para uma aplicação mais eficiente – segundo a FCA para cada 10% de redução no peso dos automóveis estima-se um ganho de 5% em eficiência energética.

 

Foto: Sebastião Jacinto Júnior/Divulgação.