São Paulo – As vendas de veículos na Colômbia, este ano, somaram 72,4 mil unidades até junho, volume 37,7% menor do que o registrado em igual período de 2019, de acordo com os dados divulgados pela Andemos, Associação Nacional de Mobilidade Sustentável.
No mês passado foram emplacados quase 12 mil veículos, queda de 38,5% com relação ao mesmo mês do ano passado. Mas na comparação com maio, primeiro mês da retomada das atividades das concessionárias no país, houve crescimento de 34,2% — segundo a entidade essa alta demonstra o início da recuperação.
Para ajudar na recuperação da economia a Andemos enviou ao presidente colombiano carta com propostas que visam a incentivar a demanda, como a isenção da cobrança do IVA e do Impoconsumo na troca de um veículo com mais de dez anos de uso por um zero quilômetro. A entidade solicitou que essa proposta seja válida por cinco anos ou até que 100 mil veículos novos tenham sido vendidos com as isenções.
Oliverio García Basurto, presidente da Andemos, disse que essa é uma ação em que todos ganham: "É uma estratégia de reativação em que todos ganham e se concentram no setor automotivo para impulsionar a dinâmica econômica do país. Essa estratégia promove o consumo, conserva empregos e contribui para modernizar nossa frota de veículos, que é obsoleta".
No acumulado do ano a Renault é líder de mercado na Colômbia com 14,5 mil vendas, seguida pela Chevrolet, que comercializou cerca de 13 mil veículos. Na terceira posição está a Toyota com 6,1 mil.
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