São Paulo — O Grupo Daimler registrou queda nas vendas no segundo trimestre, apontou balanço divulgado na quinta-feira, 23. As vendas globais, no período, recuaram 34% ante o resultado obtido em igual período no ano passado, somando 541,8 mil veículos.
A empresa creditou a queda dos seus principais indicadores à pandemia de coronavírus, e "ao consequente declínio na demanda por automóveis, vans, caminhões e ônibus". A companhia suspendeu a produção de suas fábricas de março a maio, retomando gradativamente as atividades desde então.
Com menores vendas, menores ganhos. A receita no segundo trimestre foi de 30,2 bilhões de euro, valor 29% menor do que o registrado de abril a junho de 2019, quando o balanço registrou receita de 42,7 bilhões de euro. Assim, informou a empresa, houve aumento do prejuízo líquido — 1,9 bilhão de euro no fim do segundo trimestre. No segundo trimestre do ano passado o prejuízo foi menor, 1,2 bilhão de euro.
Segundo Ola Källenius, presidente do conselho de administração, disse que os primeiros sinais de recuperação nas vendas já estão sendo observados: "Especialmente nos carros de passeio Mercedes-Benz, com os quais estamos experimentando uma forte demanda por nossos modelos de ponta e nossos veículos eletrificados".
Segundo a Daimler a pandemia da covid-19 continuará a refletir nos desenvolvimentos durante o resto do ano. Há a perspectiva de um declínio considerável na produção econômica global para todo o ano de 2020: "A redução relacionada às pandemias nas vendas unitárias não será compensada no restante deste ano. Portanto, medidas de eficiência e capacidade devem ser intensificadas".
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