São Paulo – Os efeitos da pandemia da covid-19 colaboraram para que a FCA registrasse no segundo trimestre prejuízo de € 1 bilhão. O faturamento caiu de € 26,7 bilhões no segundo trimestre de 2019 para € 11,7 bilhões no mesmo período deste ano, informa o balanço financeiro divulgado pela companhia.
Apesar dos resultados negativos o CEO Mike Manley destacou alguns pontos positivos, como um EBIT positivo de € 39 milhões na América do Norte e a liderança em vendas, pela primeira vez, na América Latina – 15,9% de participação no trimestre, impulsionada pela fatia de 19,8% no mercado brasileiro.
Na região latino-americana a FCA registrou queda de 68% nas vendas de veículos, por causa da suspensão na produção e redução da demanda, e faturamento 77% menor, comparando o período de abril a junho de 2019 com o mesmo de 2020. O EBIT do segundo trimestre ficou negativo em € 96 milhões.
A companhia afirmou que a crise gerada pela covid-19 é mais um argumento pela fusão com o Grupo PSA: “Ambas as equipes mantém o trabalho em ritmo acelerado para que o objetivo de se tornar uma única empresa seja alcançado até o fim do primeiro trimestre de 2021. As aprovações antitruste já foram concedidas por doze das 22 jurisdições”.
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