São Paulo – A General Motors ampliou seu investimento em veículos elétricos para US$ 27 bilhões até 2025, acima dos US$ 20 bilhões anteriormente anunciados. O plano foi divulgado pela presidente e CEO Mary Barra na semana passada e inclui o lançamento de trinta modelos elétricos em todo o mundo, dos quais mais de dois terços estarão disponíveis na América do Norte com as marcas Cadillac, Chevrolet, GMC e Buick e em todas as faixas de preço e segmentos do mercado.
Estes modelos serão alimentados por baterias Ultium, desenvolvidas pela companhia, que alcançam até 724 quilômetros de autonomia. Embora ainda sequer tenha lançado a sua primeira geração a GM já trabalha na segunda, e revelou importantes avanços: segundo a empresa os testes do protótipo dessa nova geração indicam redução de custos e aumento da autonomia.
“A GM projeta que os pacotes de Ultium de segunda geração, esperados para meados da década, custarão 60% menos do que as baterias em uso hoje, com o dobro da densidade de energia esperada”, afirmou a empresa em comunicado. “Essas células de segunda geração ficarão mais próximas da paridade de custos com os motores a combustão.”
Apesar da pandemia a GM tem acelerado o desenvolvimento de elétricos. A picape Hummer EV, por exemplo, teve o prazo reduzido para 26 meses, abaixo dos cerca de cinquenta previstos. Além dele outros onze veículos tiveram reduzido o seu tempo de desenvolvimento.
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