São Paulo — O setor automotivo da Colômbia reduziu a queda de vendas do começo do ano: em fevereiro registrou recuo de 4,2% ante igual período de 2020, com 19,7 mil unidades comercializadas. No primeiro bimestre foram vendidos 34 mil veículos, retração de 12,7% na mesma base comparativa.
Os dados foram divulgados pela Andemos, Associação Nacional de Mobilidade Sustentável, que avaliou o desempenho do setor em fevereiro como positivo, depois de inicar o ano com queda de 22,1%, de acordo com o presidente Oliverio Enrique García:
"Fevereiro de 2021 registrou a menor contração desde o início da pandemia, o que indica que a economia continua se recuperando. A boa dinâmica de fevereiro deve-se ao fim das quarentenas obrigatórias, que impactam negativamente a saúde da economia do país”.
Do total vendido em fevereiro 1,1 mil unidades são de veículos híbridos ou elétricos, maior volume de vendas já registrado por esse segmento em trinta dias na Colômbia. Na comparação com o mesmo mês do ano passado o crescimento foi de 212,6%.
Outros dois segmentos também registraram aumento nas vendas no mês passado: o de veículos de carga abaixo de 10,5 toneladas, com alta de 71,1%, e o de veículos de carga acima de 10,5 toneladas, que cresceu 1,7%.
S Renault liderou as vendas na Colômbia em fevereiro, com pouco mais de 4 mil unidades comercializadas, a única empresa a chegar a esse patamar. A Chervolet, segunda colocada, vendeu 3,6 mil veículos, e a Mazda ficou na terceira posição somando 2,1 mil.
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