São Paulo – Ainda que sua principal diretriz continue sendo avançar rumo à eletrificação a Volkswagen apresentou na segunda-feira, 18, um novo motor a combustão para suas operações europeias. O 1.5 TSI evo2 é uma evolução dos turbo a gasolina que estrearam na década passada e que têm as variações 1.0 TSI e 1.4 TSI, flex, produzidas em São Carlos, SP, e que equipam alguns modelos do portfólio local.
Segundo a Volkswagen a nova geração TSI gera menos consumo de combustível e, por consequência, de emissões.
“Até 2030 o plano da Volkswagen é alcançar 70% de suas vendas com modelos elétricos”, afirmou em comunicado. “Em paralelo os motores a combustão recebem melhorias adicionais. Há duas razões para isso: a primeira é permitir que cumpram futuras normas de emissões globais, como a Euro 7. A segunda é que os modelos a combustão Volkswagen ainda são populares em muitos mercados, particularmente onde a mobilidade elétrica se estabelecerá mais lentamente”.
Os TSI evo2 podem ser adaptados para operar com combustíveis renováveis e para hibridização, segundo a empresa. Mas no comunicado enviado à imprensa a Volkswagen global não fez nenhuma menção ao flex brasileiro.
Os 1.5 TSI evo2 estrearão em duas configurações do VW T-Roc e em breve chegarão a outros modelos do portfólio.