São Paulo – A Schaeffler, que produz anualmente mais de 80 milhões de rolamentos para clientes de veículos comerciais em todo o mundo, fez sua estreia no IAA, salão internacional de transportes, em Hannover, Alemanha. Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, apontou que os desafios para as montadoras e os fornecedores da cadeia automotiva se concentram em expandir a eletrificação, reduzir emissões e desenvolver soluções inteligentes em automação e digitalização:
“Estamos desenvolvendo produtos inovadores de propulsão e chassis para apoiar o desenvolvimento de uma logística sustentável.”
Nesse contexto, a Schaeffler aposta na eletrificação de veículos comerciais e no desenvolvimento de mobilidade com hidrogênio para o setor de transporte. Tanto que, durante o IAA, apresenta protótipo de van utilizando célula de combustível.
A companhia projeta que em 2030 em torno de 60% dos veículos comerciais ainda terão motor à combustão. O restante deverá se dividir em híbridos e elétricos. Cinco anos depois, porém, acredita que os movidos a bateria e a células de combustível representarão cerca de 40% do mercado.
De olho no futuro, a Schaeffler também já desenvolve soluções de chassis para o incipiente mercado de direção autônoma.