São Paulo – A primeira revista AutoData de 2023, já disponível para baixar e ler on-line, traz na capa o marco histórico de 40 milhões de veículos flex fuel vendidos no País desde o lançamento da primeira unidade, em 2003. Nestes vinte anos a tecnologia bicombustível dominou o mercado brasileiro, com mais de 80% dos emplacamentos, garantindo ao Brasil a maior frota de baixo carbono do mundo, com tecnologia pronta e barata para descarbonizar as emissões veiculares. A reportagem trata do passado, presente e futuro desta inovação da engenharia nacional que começa a ganhar o mundo.
Outro marco importante tratado nas páginas desta edição é o aniversário de dez anos do recorde histórico de vendas de veículos no Brasil, de 3,8 milhões de unidades, em 2012. Este pico nunca mais foi atingido e, segundo analistas, será muito difícil alcançá-lo diante das condições atuais do mercado, com preços cada vez mais altos, crédito caro e restrito, em sentido contrário à renda da população que desce a ladeira.
As reportagens do mês também abordam as exportações, que foram melhores do que o esperado em 2022 mas ainda estão muito abaixo do que deveriam ser, além do ainda desarrumado mercado interno, com marcas e produtos ainda impactados pela falta de chips eletrônicos, que afetou o desempenho no ranking de vendas do ano passado.
Na entrevista From The Top de fevereiro – que a partir de agora você também pode assistir aqui em vídeo – conversamos com Marcus Vinícius Aguiar, novo presidente da AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, que assumiu o posto em janeiro para o biênio 2023-2024. Ele revela como a AEA está colaborando como entidade técnica com o governo para construir as novas normas de segurança e emissões dos veículos no Brasil.
Os primeiros e mais importantes lançamentos de 2023 também estão nesta edição, com os novos Chevrolet Montana, Great Wall Haval H6 GT e Volkswagen Virtus.
Você pode acessar aqui a AutoData de fevereiro para baixar o arquivo em PDF ou ler on-line. Obrigado pela leitura e até o mês que vem.