São Paulo – A Porsche AG registrou, no ano passado, lucro operacional de € 6,8 bilhões, alta de 27,4% frente ao obtido em 2021. A receita de vendas do grupo, neste período, passaram de € 33,1 bilhões para € 37,6 bilhões, o que representou incremento de 13,6%. O retorno operacional sobre as vendas subiu de 16% para 18%.
Durante a divulgação do balanço da fabricante de carros esportivos na segunda-feira, 13, o CEO, Oliver Blume, assinalou que mesmo em condições difíceis este foi, de longe, o resultado mais forte alcançado na história da Porsche.
Blume citou que apesar dos reflexos da guerra na Ucrânia e dos desafios da pandemia, a exemplo das interrupções globais na cadeia de suprimentos, foram comercializados 309 mil 884 Porsche em 2022, alta de 2,6% ante 2021. O fluxo de caixa líquido automotivo aumentou de € 3,7 bilhões para € 3,9 bilhões.
“Também fomos capazes de oferecer aos nossos clientes produtos novos e empolgantes, mais uma vez, em 2022. Isso é resultado de um ótimo desempenho da equipe.”
Após realizar IPO em setembro, tido como o maior da Europa em termos de valor de mercado, este ano a companhia iniciou seu ambicioso programa Road to 20, com o qual projeta retorno operacional sobre as vendas de mais de 20% no longo prazo.