Produção industrial cresce 2,3% em jan-nov de 2017

Imagem ilustrativa da notícia: Produção industrial cresce 2,3% em jan-nov de 2017

A produção industrial cresceu 2,3% de janeiro a novembro do ano passado, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na quinta-feira, 11. Das quinze regiões pesquisadas pelo IBGE o Pará, com 10,5% de alta, e Paraná, com 4,8%, foram as que mais puxaram a produção.

 

O crescimento no acumulado do ano foi influenciado pelo aumento da fabricação de bens de capital, em especial para o setor de transportes, construção e agrícola, de bens duráveis, com destaque para automóveis e eletrodomésticos da linha marrom, de bens intermediários, bens de consumo semi e não-duráveis.

 

Considerando apenas novembro houve alta de 4,7% na comparação com o mesmo período de 2016, com catorze dos quinze locais pesquisados apresentando resultados positivos e com destaque para Goiás, onde a produção industrial aumentou 17% graças à expansão de alguns setores como os de automóveis, reboques e carrocerias, alimentos e derivados de petróleo.

 

No Pará houve alta de 10,7% em novembro com o crescimento da produção das indústrias extrativas. Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro também foram destaques no mês, com altas de 8%, 7,1% e 5,6%, respectivamente. O Rio Grande do Sul foi a única região que apresentou queda em novembro, -0,2%,  com relação ao mesmo mês de 2016.

 

Foto: Divulgação.