Depois de entrar em um processo de recuperação judicial em 2016, a Arteb, fabricante de iluminação, equacionou as dívidas e projeta crescimento de dois dígitos para este ano. Em entrevista exclusiva a AutoData, o vice-presidente Edson Brasil, falou sobre os planos da empresa e de todo o processo de reorganização que começou com o pedido de recuperação judicial:
“Em 2016, depois de 82 anos de existência, mergulhamos em um processo de reorganização, que foi também uma oportunidade de a empresa, além das finanças, fazer a reorganização de todo o processo produtivo, de gestão e reconhecimento dos talentos, com o treinamento de profissionais”.
Essa nova etapa levou a companhia a iniciar também um projeto de expansão do faturamento. De 2016 para 2017, teve um crescimento de 5% nos negócios. Para este ano, a meta é chegar a dois dígitos, com alta de 10%.
Para alcançar os objetivos, a empresa fez a lição de casa, como diz Brasil, entre os quais ele cita a otimização do parque fabril. A companhia tinha operações em São Bernardo do Campo e Diadema, ambas em SP, Camaçari, BA, e Gravataí, PR, que atendiam respectivamente Ford e General Motors, optou por encarrar as unidades de Diadema e Gravataí e transferir a produção para São Bernardo. Com a mudança, enxugou os custos e manteve a capacidade de produção.
A Arteb, que chegou a ter dois mil funcionários trabalha hoje com 1,3 mil profissionais e mantém a capacidade instalada para 4 milhões de veículos por ano.
“Conseguimos trazer nossa capacidade produtiva de Gravataí para São Bernardo e, com isso, conseguimos manter nossa produção com um custo menor”.
Em São Bernardo a empresa trabalha hoje com 70% da capacidade instalada, mas as expectativas são positivas. Ano passado a companhia trabalhou com dois turnos nesta planta e este ano já está com dois turnos e meios. Em Camaçari a unidade atua com a capacidade máxima, com três turnos, e já estuda expansão.
ESTRATÉGIA – Para alcançar o objetivo de expansão dos negócios, a empresa se ampara em três pontos: mudança tecnológica, expansão do aftermarket e internacionalização.
“Estamos colhendo os frutos dos investimentos que iniciamos há dez anos em tecnologia e hoje temos 100% de capacidade para atender à demanda dos nossos clientes por produtos inovadores”.
Ele comenta que entre as novidades estão os faróis de full lead, que traz uma eficiência maior na iluminação e no designer.
Em relação à internacionalização, a empresa tem o foco de buscar clientes em novas regiões, com México e Estados Unidos no radar da companhia. “Expandir para o mercado internacional é o próximo passo desse processo”.
HISTÓRICO – A Arteb é uma empresa com capital 100% nacional, fundada em 1934 e desde 1959 fornece faróis para montadoras instaladas no País. À época da recuperação judicial no início de 2016 a estimativa é que a dívida da empresa em pelo menos R$ 70 milhões, conforme reportagem publicada pela AutoData em março de 2016. O executivo da empresa diz, devido ao processo de recuperação judicial, não pode revelar os números da companhia, mas afirma que a dívida está equacionada.
Foto: Divulgação.
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