AutoData - FCA mira pequenos fornecedores em PE
Empresa
17/01/2019

FCA mira pequenos fornecedores em PE

Imagem ilustrativa da notícia: FCA mira pequenos fornecedores em PE
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – A FCA iniciou um programa de capacitação para pequenas e médias empresas interessadas em compor o grupo de fornecedores do polo industrial instalado em Goiana, PE, onde são produzidos veículos Fiat e Jeep. Inscreveram-se na iniciativa, feita em parceria com a unidade do Sebrae do Estado, cinquenta empresas que atuam em áreas próximas às da fábrica.

 

Este é o segundo programa de capacitação promovido pela FCA. Na primeira ocasião, há três anos, 56 empresas se inscreveram e, ao fim do processo, dez passaram a integrar o quadro de fornecedores. Os serviços prestados por elas não fazem parte do que a montadora chama de material direto, ou componentes para os veículos, mas, em alguns casos, estão atrelados às linhas de produção.

 

De acordo com Julio Alves, gestor de compras do polo automotivo, empresas ligadas à automação e à tecnologia da informação aplicada à produção foram homologadas como fornecedores no primeiro programa: “O foco do programa é capacitar empresas de pequeno porte, ajudá-las a melhorar a gestão, seus processos, de forma a tornar melhor a cadeia produtiva na região onde atuamos”.

 

Alves afirmou ser possível que novas empresas de tecnologia participem desta segunda rodada do programa. Para se tornar um parceiro da Jeep, por exemplo, Alves disse que as empresas devem atender a uma série de requisitos, dependendo da área de atuação, que vão da regularização tributária e financeira a compromissos de gestão ambiental.

 

Empresas de pequeno porte ou as que atuam na área de tecnologia, as startups, estão cada vez mais próximas do negócio automóvel. No Brasil outro exemplo recente afora o da FCA é o da Renault: por meio de seu instituto promove programa de fomento em parceria com universidade no Paraná, onde mantém produção, que também abre a possibilidade de estas companhias iniciantes se tornarem fornecedores no futuro.

 

Foto: Divulgação.