AutoData - Ambev adquire quinhentos caminhões Mercedes-Benz
Negócios
27/08/2019

Ambev adquire quinhentos caminhões Mercedes-Benz

Imagem ilustrativa da notícia: Ambev adquire quinhentos caminhões Mercedes-Benz
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Bernardo do Campo, SP – A Mercedes-Benz fechou seu maior contrato de vendas de caminhões para um único cliente este ano: quinhentas unidades começaram a ser entregues para a Ambev, para aplicação no transporte de bebidas e insumos. Todas as unidades levam no porta-luvas contrato de manutenção programada e o Fleetboard, sistema de gestão de frotas desenvolvido pela empresa. Do lote 270 unidades são do extrapesado Actros, modelos 2546 6×2 e 2651 6×4.

 

“Fazia tempo que não vencíamos a concorrência para fornecer extrapesado à Ambev”, destacou Philipp Schiemer, presidente e CEO da M-B. “O lote inclui também modelos médios e pesados.”

 

Guilherme Gaia, diretor de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, disse que os testes feitos com dezesseis caminhões adquiridos no ano passado apresentaram resultados positivos, o que motivou a compra do lote. Os modelos Actros operarão em distribuição de bebidas e transporte de insumos, como latas e garrafas vazias:

 

“Estamos trabalhando muito para maximizar o uso dos caminhões e evitar transporte sem carga, com pernas vazias. Em alguns casos transportamos cargas de empresas parceiras no retorno, em outros levamos insumos à fábrica e retornamos com carga liquida. Nossos caminhões chegam a rodar até 37 mil quilômetros em um mês”.

 

Os sistemas de auxílio à condução do motorista foram outro fator levado em conta pela Ambev. Segundo Gaia a empresa se preocupa muito com a segurança dos motoristas – e também da carga: “Um acidente com um veículo carregado com 53 toneladas é uma tragédia”.

 

Schiemer destacou que os sistemas oferecidos pelos caminhões M-B no Brasil já trazem tecnologias que são aplicadas nos modelos autônomos em testes – a diferença é que, hoje, ainda há o motorista conduzindo o veículo: “No nível de autonomia que vai de um a cinco, já estamos no dois”.

 

O pacote adquirido pela Ambev inclui também financiamento do Banco Mercedes-Benz e participação da SelecTrucks, loja de seminovos da companhia – que adquiriu unidades usadas da Ambev e facilitou a renovação da frota da fabricante de bebidas. Os valores não foram revelados.

 

Foto: Divulgação.