AutoData - Ônibus: produção dá marcha à ré no trimestre.
Balanço da Anfavea
06/04/2020

Ônibus: produção dá marcha à ré no trimestre.

Imagem ilustrativa da notícia: Ônibus: produção dá marcha à ré no trimestre.
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – A produção de chassis de ônibus caiu 2% no primeiro trimestre, na comparação com o desempenho das linhas registrado em igual período no ano passado. Foram fabricadas 5,9 mil unidades no acumulado do ano até março, segundo divulgou a Anfavea na segunda-feira, 6.

 

Em março, quando se acentuou a pandemia de coronavírus no País, fato que levou as montadoras a paralisarem suas linhas, a produção contrariou tendência natural de queda em período de crise e apresentou crescimento de 19% sobre a produção do mesmo mês no ano passado.

 

Mas é possível observar o reflexo da covid-19 na produção na comparação com o desempenho das linhas em fevereiro e março, quando, segundo dados do balanço da Anfavea divulgados na segunda-feira, 6, a queda no volume foi de 22%.

 

O maior volume produzido nos três primeiros meses do ano foi de chassis de ônibus urbanos, com 4,7 mil unidades, retração de 1,7%. O volume de chassis de ônibus rodoviários, por sua vez, foi 5% menor na comparação com o desempenho no primeiro trimestre de 2019, chegando a 1,2 mil unidades.

 

Foto: Divulgação.