São Paulo — Modelos com maior apelo tecnológico figurando nos principais lançamentos das montadoras de automóveis determinam as tendências de cores automotivas para 2021 na América do Sul, segundo a mais recente pesquisa feita pela Basf nesse campo, estudo que acabou dando origem ao seu novo catálogo para o mercado regional. A pesquisa levou em consideração tendências ligadas a outras áreas, como a moda por exemplo, e o comportamento dos consumidores no último ano.
A partir dos dados concluiu-se que é possível que três cores — o green simpático, o artisanic gray e o moxie orange — sejam mais palatáveis para os potenciais consumidores desses veículos mais tecnológicos que surgem para o mercado sul-americano.
"Assim como o vermelho tem um apelo esportivo e o branco, tempos atrás, se popularizou na esteira dos aparelhos eletrônicos, estas cores do estudo representam de alguma forma aquilo que as fabricantes estão buscando", disse o diretor da divisão de tintas automotivas, Marcos Fernandes. "Que é o reforço da tecnologia em seus veículos."
Ainda que a sugestão de cores do estudo da Basf indique novos padrões para o mercado, o executivo lembrou que elas pertencem de alguma maneira à gama de cores consolidadas no gosto do brasileiro, considerado um público conservador quando o assunto é cor veicular: ainda imperam na preferência nacional o prata, o branco e o preto.
As tradições, segundo Fernandes, não são exclusividade dos sul-americanos: "Todo mercado é de certa forma conservador em termos de tonalidades, cada um com uma ou outra variação particular. Na China, na Ásia, por exemplo, há um forte apreço pela cor vermelha, algo que não vemos em outros mercados".
As cores-chave globais variam de um verde acinzentado, de um bege quente, a um cinza grisalho. Para a Basf há grandes transições nos valores em torno da sociedade, identidade e progresso, no mundo, e a coleção de cores divulgada em seu recete catálogo representa "a mistura do mundo físico e digital para se manter otimista e positivo enquanto se lida com a mudança".
As tendêcias de cores para o mercado da América do Norte, mostram o estudo, destacam temas como graciosidade e simplicidade. Na Europa, Oriente Médio e África, região denominada, no estudo, de EMEA, os temas são suavidade, tranquilidade e ousadia. Na Ásia a cores propostas representam atitude positiva e flexível. Segundo Chiharu Matsuhara, chefe de design da Basf na Ásia, "tentamos desfrutar da vida e ser o mais positivos possível, e mudar o que fizemos no passado".
Outra forte tendência para a América do Sul, mas para o longo-prazo, disse Fernandes, é a da padronização das cores de frotas de veículos que prestam algum tipo de serviço: "Empresas de mobilidade deverão adotar uma cor para suas frotas como uma espécie de identificação visual de suas marcas".
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